Payroll: EUA criam 187 mil vagas de trabalho em agosto

O último Relatório de Emprego dos Estados Unidos (payroll) registrou a criação de 187 mil novos postos de trabalho em agosto, resultado acima das expectativas (+170k) e aceleração em relação aos 157 mil empregos criados em julho, mas abaixo da média dos últimos 12 meses (+271k). Já os dados de julho verificaram revisão baixista, dos 187 mil registrados na leitura anterior, assim como os números de junho.

A criação de empregos nos setores de saúde, assistência social e lazer e hospitalidade continuou a crescer, enquanto transportes e armazenamento puxou o resultado para baixo.
- Altas: saúde (+71k), lazer e hospitalidade (+40k), assistência social (+26k) e construção (+22k).
- Baixas: transportes e armazenamento (-34k) e informação (-15k).
A taxa de desemprego dos EUA avançou para 3,8% em agosto, ante 3,5% em julho, acima das expectativas do mercado (3,5%). Já a taxa de participação de trabalhadores na PEA avançou 0,2 ponto percentual, a 62,8%, após três meses consecutivos de estabilidade.

Por fim, os ganhos médios por hora tiveram alta de 0,2% na comparação mensal, ou US$ 0,08, a US$ 33,82, contra o consenso de +0,3%. Na comparação anual, os ganhos foram de 4,3%.
Em linhas gerais, o payroll trouxe leitura positiva para o mercado, com alívio na criação de vagas frente às revisões baixistas dos números anteriores, enquanto se mantêm algumas pressões salariais. Apesar do mercado de trabalho ainda se mostrar apertado, é possível perceber a tendência de desaceleração nos últimos meses.
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW