Os 10 nomes de criptomoedas mais curiosos do mercado

Da homenagem ao pão de alho à exaltação à completa inutilidade. Conheça os nomes de criptomoedas que chamam a atenção por aí.
Foto de perfil do autor
Por Ednael Ferreira - 10/02/2022
Atualizado em 27/07/2022
6 min de leitura

Certamente você já ouviu muitos nomes de criptomoedas. Bitcoin, Ethereum, Binance e Ripple são alguns dos mais conhecidos. Entretanto, eles não são os únicos: existem mais de 4 mil tipos de criptomoedas e o número não para de crescer. 

Dentre tantas opções, existem aquelas que chamam a atenção por sua excentricidade. Separamos 10 delas e vamos te mostrar algumas das mais bizarras que estão circulando por aí. Continue lendo o artigo!

O que são criptomoedas?

Caso você seja novo no assunto, vale uma rápida conceituação sobre o que é uma criptomoeda. 

Uma criptomoeda é uma moeda digital descentralizada negociada através de tecnologia blockchain. Na prática, isso significa que elas só existem na internet e não são vinculadas a nenhum governo (como o Real e o Dólar). Além disso, elas são gerenciadas pelos seus próprios portadores, que a emitem (através de um processo conhecido como mineração) e negociam através da tecnologia de troca de dados conhecida como blockchain.

Para entender mais sobre o assunto, confira nossos artigos sobre o tema:

Nomes de criptomoedas curiosos

Veja agora os 10 nomes de criptomoedas mais diferentes que circulam por aí:

1 – Omicron

No final de novembro, a OMS (Organização Mundial da Saúde) nomeou como Ômicron a nova variante da Covid-19. Coincidentemente, há uma criptomoeda com esse mesmo nome, que se trata de uma das letras do alfabeto grego.

Apesar da coincidência ser banal, afinal o alfabeto grego é amplamente utilizado na ciência, o que surpreendeu foi o repentino aumento do preço dessa criptomoeda. Ao longo do final de semana posterior ao anúncio da nova variante, a moeda que era negociada por cerca de U$ 70 passou a valer U$ 711. Contudo, se você está procurando sentido nisso, muito provavelmente não vai encontrar. O evento foi uma bolha financeira e não passou de um pico de irracionalidade. 

2 – Dogecoin

Conhecida como “moeda meme”, ela está vinculada ao meme “Doge”, o cachorro da raça shiba que fez muito sucesso no início da internet por ter uma feição de surpresa. No começo, criar a moeda para homenagear o meme era uma brincadeira que ironizava a quantidade de criptos existentes, mas tudo mudou após alguns simples tweets de Elon Musk.

Em 2021, o fundador da Tesla se mostrou entusiasmado com a moeda em seu perfil do Twitter. Isso foi o suficiente para ela crescer 1.100%  em um mês. Porém, a Dogecoin possui código aberto e pode ser minerada infinitamente – diferente do Bitcoin, que possui uma quantidade limitada circulando no mercado. Desse modo, a moeda pode ser inflacionária e altamente especulativa. 

3- BananaCoin

A BananaCoin é uma criptomoeda criada em 2017 e sua cotação está atrelada ao preço de exportação do quilo da banana. O nome curioso e chamativo possui um propósito nobre: a criptomoeda foi criada para ajudar a levantar fundos para produção de bananas na província de Vientiane, em Laos. 

A intenção dos empresários criadores do projeto era vender 14 milhões de unidades e arrecadar mais de U$ 7 milhões, no entanto somente 6,8 milhões de unidades foram vendidas na oferta inicial. 

4 – Garlicoin

Nem só de bananas viverão os criptoativos: a Garlicoin foi criada em 2018 para homenagear o pão de alho. Hoje, para fazer jus ao nome, a moeda condecora o “garlic” (alho, em inglês) de maneira geral.

Nessa altura do campeonato só faltam criptos do churrasco e da cerveja para combinar com o pão de alho. Ou melhor: não faltam, já que existem a BarbecueSwap  e a Beer Money. 

5 – Trumpcoin

A moeda foi criada durante a campanha eleitoral do ex-presidente dos Estados Unidos, em 2016, para favorecê-lo. Em janeiro de 2022, a família Trump descobriu a existência da moeda e afirmou não possuir vínculo com a cripto, além de ameaçar processar os criadores. O andamento da possível ação judicial não repercutiu na mídia, mas, se visitarmos as páginas da moeda, veremos que o seu nome foi alterado para FreedomCoin.

Donald Trump não foi o único político a ganhar um token. No mercado, também é possível encontrar a PutinCoin, Dilma Coin, Bolsonaro Coin, entre outras.

6 – Unobtainium

Criada em 2013, a Unobtainium é uma das criptomoedas mais antigas do mercado. A palavra vem do latim e é equivalente a “inalcançável” ou “inobtível”. Ela é usada na ficção e engenharia para descrever um material hipotético ou fictício que é extremamente raro, caro e/ou difícil de obter.

Na ficção, o nome foi usado no metal que a humanidade buscava no planeta Pandora no filme Avatar (2009), por exemplo. Também na saga de livros Duna, que recentemente ganhou adaptação cinematográfica, a substância “melange” pode ser considerada um unobtainium.

7 – Token Ethereum Inútil

Em inglês “Useless Ethereum Token”, essa criptomoeda é uma das mais irônicas que poderíamos encontrar. Ela literalmente não serve para nada. No site oficial, o criador da moeda deixa claro que a criação serviu apenas para ganhar algum dinheiro e comprar televisores. E ainda adverte “Seriously, don’t buy these tokens” (“Sério, não compre estes tokens”). A honestidade extrema em forma de brincadeira gerou ao criador mais de U$ 200 mil em 2018.

8 – Pepemon Pepeballs

Também conhecida como Pepemon Finance, essa criptomoeda nasceu para homenagear o desenho japonês Pokémon, muito popular nos anos 2000. Além das moedas, existe uma plataforma com o mesmo nome onde é possível colecionar cartas em formas de NFTs.

9 – Nyancoin

O gato Nyan é um meme que já foi muito popular na internet. Nele, há um gato  em pixel art voando pelo espaço e deixando um rastro de arco-íris. Em 2014, um grupo de programadores lançou uma criptomoeda baseada no felino. Alguns rumores dizem que os criadores sumiram pouco tempo depois, mas a moeda continua sendo negociada pela comunidade que a possui.
O Nyan cat, como também é conhecido, também já foi vendido oficialmente em formato de NFT por cerca de R$ 3 milhões.

10 – DentaCoin

Essa criptomoeda foi criada em 2017 exclusivamente para indústria dentária. Seus criadores têm como objetivo fazer com que ela seja usada como moeda oficial de negociações de todo o segmento e alguns estabelecimentos já a aceitaram como forma de pagamento. 

Num futuro próximo poderíamos pensar em substituir aquele famoso ditado por “olho por olho, dente por DentaCoin”? Fica a dúvida. 

É engraçado, mas é bom tomar cuidado!

Há muitos nomes de criptomoedas por aí, pois estamos vivendo um momento de ascensão dos criptoativos de maneira geral. Com isso, há muitos investidores que se animam com a possibilidade de ter grandes lucros com as moedas digitais e acabam investindo na primeira coisa que aparece pela frente. 

Quando se trata de investimentos é preciso pensar racionalmente. Antes de investir em uma criptomoeda, lembre-se de analisar o projeto que ela está propondo e evite ser guiado pela emoção ou por especulação da internet. 

Fora isso, lembre-se de diversificar seu portfólio com diversos tipos de investimentos e analisar a porcentagem de exposição da carteira a criptoativos. O percentual ideal varia de acordo com o perfil de risco de cada investidor.

Invista em criptos com a ajuda do Gorila e Mercado Bitcoin

Para investir bem em um fundo de criptomoedas é muito importante ter vontade de aprender sobre esse mercado que está em constante evolução.

Além disso, é imprescindível acompanhar a performance do fundo para se manter atualizado. O Gorila te ajuda com isso.

Na nossa plataforma, você consolida sua carteira e vê em tempo real o desempenho dos seus investimentos, de um jeito fácil e intuitivo.

Com poucos cliques, no computador ou celular, você insere manualmente o seu investimento, ou faz integração com a sua corretora para importar tudo de maneira automática. 

Curtiu? Siga o Gorila em outras mídias sociais para ficar por dentro desse e outros assuntos do mercado: Facebook, Instagram, Twitter , LinkedIn e Telegram

*Texto escrito sob supervisão de Álvara Bianca

criptomoedaslistas

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Artigos Relacionados

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Você merece o melhor conteúdo para investir.

Ao inscrever-se, você declara que conhece a Política de Privacidade e autoriza o recebimento de comunicações do Gorila.

Mobile devices showing blog posts

Compartilhe