Retrocessos nas negociações da Guerra e aumento do dólar

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call

Brasil

Apesar do cenário externo pouco favorável e divulgações internas desestimulantes, o Ibovespa se descolou dos mercados internacionais e fechou em alta de 0,20%, aos 120.260 pontos, apoiado na nova disparada do preço das commodities. 

Lá fora, houve novos retrocessos nas negociações de paz entre Rússia e Ucrânia. Aqui, o resultado da inflação do aluguel (IGP-M) de março veio, novamente, acima das expectativas e quedas generalizadas na confiança do consumidor,

Em contrapartida, devido ao cenário internacional mais desafiador, tanto pela guerra quanto pela política monetária americana, o câmbio cedeu e o dólar avançou 0,62% diante do real.

Pode ser interessante:
Como compensar prejuízo em ações em 3 passos

EUA

As bolsas internacionais caminhavam sem direção única pela manhã. Enquanto os índices futuros de Nova York avançavam nesta quinta-feira, as bolsas europeias operavam em baixa e as bolsas asiáticas encerraram o último pregão do mês no negativo. 

Nos EUA, o mercado aguarda apreensivo pela divulgação dos dados do PCE de fevereiro, principal indicador para a inflação adotado pelo Banco Central dos EUA para a decisão de política monetária, à medida que Biden discute liberar parte de sua reserva de petróleo ao mercado para controlar a alta dos preços da commodity.

Europa

Em mês marcado por grande volatilidade, os mercados europeus ainda se veem bastante prejudicados pelas consequências da guerra na Ucrânia. Enquanto a confiança do consumidor cai na Zona do Euro e a atividade permanece estagnada, a inflação segue avançando, puxada principalmente pelo preço das commodities. Nesta manhã, o índice alemão, DAX, o índice francês, CAC, e o índice inglês, FTSE, caiam 0,26%, 0,45% e 0,25%, respectivamente.

Ásia

Os principais mercados asiáticos fecharam o pregão de hoje no vermelho, impactados pelos novos desacordos entre as nações do leste europeu e dados da atividade indicarem contração da manufatura chinesa, já repercutindo os efeitos das novas medidas de contenção da Covid-19 no país. A bolsa de Xangai encerrou em baixa de 0,44%, o índice de Hong Kong tombou 1,06% e o índice japonês caiu 0,76%.

Divulgações

As divulgações seguem quentes nesta quinta-feira. Hoje, na economia doméstica, temos a divulgação do Índice de Incerteza da Economia, pela FGV, do Resultado do Setor Público Consolidado, pelo Tesouro Nacional, e da PNAD-Contínua, pelo IBGE. No cenário externo, serão divulgadas a taxa de desemprego da Zona do Euro, a inflação norte-americana, medida pelo PCE, e dados de renda e gastos pessoais dos EUA. Ainda hoje, temos a reunião dos membros da OPEP.

Além do Morning Call de 31-03-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras