Resultados da Vale e da Petrobras caminham em direções oposta

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 29-07-22

Brasil

O Ibovespa Futuro operava entre ganhos e perdas pela manhã, deslocado dos demais mercados internacionais, digerindo os novos dados econômicos internacionais e a agenda de balanços. Na agenda econômica, após o Novo Caged registrar mais um mês de fortes ganhos para o mercado de trabalho, a PNAD Continua apontou redução da taxa de desemprego no segundo trimestre, para 9,3%, menor patamar desde 2015. O dólar voltou a subir, frente os fortes resultados corporativos americanos, enquanto a temporada de balanços ainda não possui um tom predominante.

Leia também:
Melhores fundos imobiliários 2022: análise do 1° semestre

Temporada de Balanços

Ontem, as ações da Apple e da Amazon dispararam no after-market, depois das empresas divulgarem balanços bastante animadores para o segundo trimestre, encerrando os balanços das cinco principais empresas americanas em valor de mercado. Ao longo do dia, os investidores ainda devem acompanhar os resultados da Air-France, Chevron, Exxon Mobil, Procter&Gamble e Colgate. No Brasil, os resultados da Petrobras e da Vale caminharam em direções opostas. Enquanto a Petrobras (PETR4) registrou lucro líquido de R$ 54,3 bilhões, alta de 26,8% no trimestre, a Vale (VALE3) apresentou queda de 25%, para R$ 30 bilhões. Para finalizar a semana, publicam seus balanços a Usiminas, Irani e Raia Drogasil.

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em alta nesta sexta-feira, acompanhando os dados mais recentes da atividade norte-americana e os balanços corporativos positivos das principais empresas de tecnologia do país. Ontem, foi publicado o PIB americano, referente ao segundo trimestre, que apresentou declínio de 0,9%, registrando o segundo período de queda consecutivo. Apesar do resultado intensificar os riscos de uma possível recessão, o mercado avaliou os dados com otimismo, considerando que corroboram para uma desaceleração do ritmo de aperto monetário. Além de dar sequência à temporada de balanços, os investidores se atentarão à divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE), principal medida de inflação acompanhada pelo Fed.

Europa

As principais bolsas europeias operavam em alta pela manhã, após a publicação dos dados da atividade e dos balanços corporativos da zona do euro. Apesar da intensificação dos riscos de recessão na região diante da escalada da inflação e da possibilidade de crise energética no continente, o PIB do bloco econômico avançou 0,7% no segundo trimestre, na comparação com o período imediatamente anterior, superando as expectativas do mercado, de alta de 0,2%. A inflação da zona do euro para julho também surpreendeu os investidores, dessa vez negativamente, ao atingir novo recorde da série histórica, aos 8,9%. A leitura positiva do PIB e a surpresa inflacionária devem favorecer a intensificação do aperto monetário na região.

Ásia

Os mercados asiáticos encerraram o último pregão do mês sem direção única. Enquanto a política de “Covid Zero” ainda perdura na China, o índice de Hong Kong recuou 2,26%, puxado principalmente pelas ações de tecnologia, após os papéis do Alibaba despencarem mais de 6% diante do afastamento de executivos do Ant Group da gigante do e-commerce. Em Xangai, a bolsa tombou 0,89% e, no Japão, o índice Nikkei apresentou queda ligeira de 0,05%.

Além do Morning Call 29-07-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras