Surgem as primeiras dúvidas: Tesla e Twitter despencam

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 27-04-22

Brasil

O movimento de busca por mais segurança em um contexto de alta instabilidade internacional fez com que a bolsa brasileira acompanhasse os mercados globais, despencando 2,23% no fechamento de ontem, aos 108 mil pontos. O dólar também avançou frente ao real, mesmo após esforços do Banco Central para conter a depreciação cambial, quase retomando à casa dos R$ 5,00. Com o aumento das expectativas para a inflação brasileira e o cenário mais conturbado no exterior, os juros futuros operaram em queda no último pregão. O DI de janeiro de 2023 subiu 7 bps e o DI para janeiro de 2031 cresceu 11 bps.

Leia também:
Basis points (bps): entenda essa unidade de medida do mercado financeiro

EUA

Após forte queda no dia de ontem, as bolsas de Nova York voltaram a subir pela manhã à espera de uma nova rodada de balanços corporativos. Ontem, a elevação das expectativas de desaceleração da economia mundial e resultados empresarias abaixo do esperado derrubaram os mercados de Wall Street, principalmente o índice de tecnologia, Nasdaq. Também ontem, um dia após a aquisição do Twitter, as ações da Tesla despencaram 12% no pregão diante da preocupação dos investidores sobre origem dos recursos de Elon Musk para efetuar a compra. Nesse movimento, as ações da rede social também caíram.

Europa

Os mercados europeus amanheceram em leve alta, digerindo os resultados da temporada de balanços corporativos e com a intensificação dos conflitos do leste europeu no radar. Ainda ontem, a fornecedora de gás natural russo, Gazprom, interrompeu o fornecimento da commodity à Polônia e Bulgária após os países se recusarem a pagar pelo produto em rublos, como decretado por Moscou. O encerramento das exportações coloca outros países que não aderirem à medida russa em risco de desabastecimento e deve impulsionar ainda mais o preço da energia no continente. Na Alemanha, a queda do índice de confiança do consumidor, que chega em sua mínima histórica, também deixa o mercado em alerta.

Ásia

As principais bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta quarta-feira, atentas às medidas restritivas chinesas e ao fechamento de mercado americano. No Japão, o índice de mercado Nikkei recuou 1,17% após a bolsa de Wall Street fechar em queda superior a 2,50%. No país, o mercado também aguarda a decisão de política monetária que deve ocorrer nesta quinta-feira. Na China, a bolsa de Xangai operou em alta ao longo do dia, recuperando parte das perdas recentes e avançando 2,49% no pregão. A cidade de Xangai segue em lockdown enquanto o governo implementa um programa intensivo de testagem em Pequim para impedir novo surto de casos e indica novos suportes monetários à economia. O índice Hang Seng, de Hong Kong, teve alta marginal de 0,06% no dia de hoje.

IPCA-15

A inflação, medida pelo IBGE até dia 15 de abril, avançou 1,73%, maior taxa para o mês de abril desde 1995 e maior variação mensal desde 2003. O maior impacto veio dos preços dos combustíveis, após reajuste da Petrobras, com o preço da gasolina avançando 7,51%. Apesar da alta, o resultado veio abaixo das expectativas do mercado, que projetavam elevação de 1,82% para o mês. Em 12 meses, o índice já acumula alta de 12,03% e deve ser uma importante indicador para a decisão de política monetária do Copom, que deve ocorrer na semana que vem.

Balanços

Na temporada de balanços, teremos hoje a divulgação dos resultados do primeiro trimestre das empresas Meta, T-Mobile, QUALCOMM, Amgen, Boeing e Ford e, no Brasil, serão publicados os balanços da WEG, Dexco, Kepler Weber, Odontoprev, Vale e Vamos.

Além do Morning Call de 27-04-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Inflação recua 0,68% em julho

Morning Call 09-08-22 Brasil Sem grandes agitações no cenário internacional, o índice Bovespa seguia sua trajetória de valorização pela manhã, retomando a casa dos 109 mil pontos. Em dia de importantes divulgações para a economia

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os