Morning Call: SulAmérica (SULA11) deixa de ser negociada na B3, após incorporação pela Rede D’Or

Radar corporativo deve ditar o rumo dos mercados, enquanto as bolsas americanas e europeias permanecem fechadas em razão do feriado de natal.
Foto de perfil do autor
PorGustavo Maia - 26/12/2022
2 min de leitura

Brasil

Os investidores domésticos esperam um pregão de menor liquidez nesta segunda-feira, frente ao fechamento das principais bolsas mundiais e ao noticiário econômico pouco movimentado.

Enquanto a agenda internacional se encontra esvaziada, é esperado, internamente, a divulgação do IGP-M de dezembro, das sondagens da FGV, das estatísticas do Banco Central, dos relatórios do Tesouro Nacional e dos dados do Caged sobre o mercado de trabalho. Para hoje, o mercado digere a confiança do consumidor, que avançou 2,7 pontos, e o Balanço do Tesouro Direto.

Saiba mais em: Calendário Econômico Semanal: 26 a 30 de dezembro

Ainda, nesta semana que antecede a posse do presidente eleito Lula, são esperados os anúncios dos últimos nomes que devem compor o corpo ministerial do próximo governo.

Mercados

Na agenda corporativa, CSN, CSN Mineração, Assaí, Tupy, Intelbras, Eucatex e Armac Logística aprovaram a distribuição de juros sobre o capital próprio (JCP) e a Eurochem deve prosseguir com o processo de oferta pública da aquisição (OPA) da Fertilizantes Heringer. Roberto Bischoff foi escolhido como novo presidente da Braskem e o Bradesco adquiriu 23% de participação da Cosan Dez.

Também chegou ao fim a greve dos aeronautas, que já durava cinco dias, após o Sindicato Nacional dos Aeronautas aceitar a terceira proposta deliberada por comissários e pilotos do país. Por fim, as ações da SulAmérica (SULA11) deixarão de ser negociadas na B3 a partir de hoje, após sua incorporação pela Rede D’Or.

EUA

Os mercados americanos permanecerão fechados ao longo desta segunda-feira, em razão do feriado de Natal. No front econômico, aguarda-se a divulgação dos dados de atividade dos Feds regionais.

Europa

As principais bolsas europeias também não abrirão na sessão de hoje, por conta do feriado de Natal, e, no Reino Unido, pelo Boxing Day. No mais, o pronunciamento do presidente do Banco Central da Holanda fortaleceu o euro, após afirmar que o BCE continuará a elevar os juros em uma “segunda fase” do aperto monetário europeu.

Ásia

Frente à falta de orientação dos demais mercados globais, as bolsas asiáticas encerraram o pregão em alta generalizada, apesar do cenário mais desafiador trazido pela pandemia ainda ser fonte de grande atenção. A exceção foi a bolsa de Hong Kong, que recuou 0,44%.

Na China, o índice de Xangai avançou 0,65%, com os investidores esperançosos para a reabertura da atividade local, apesar do número de casos de Covid seguir acelerando. Mais cedo, o governo chinês deixou de atualizar os números diários de morte pela doença, sem esclarecimentos.

A bolsa japonesa também fechou em alta de 0,65%, após o presidente do Banco do Japão afirmar que a extensão da banda dos juros, na semana passada, não seria uma prescrição para um enrijecimento da política monetária do país. Para hoje, é esperada a divulgação da taxa de desemprego e das vendas no varejo do país.

Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.