Venda da Oi pode ser revista pelo CADE e Anatel

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 25-07-22

Brasil

A agenda econômica brasileira está repleta de divulgações, com a atenção do mercado se voltando, principalmente, aos dados de inflação, mercado de trabalho e expectativas dos consumidores. Ao longo da semana, a temporada de balanços brasileira deve despontar, à medida que as principais empresas brasileiras reportam seus resultados trimestrais. Pela manhã, o Ibovespa Futuro subia levemente, retornando ao patamar dos 100 mil pontos, enquanto o dólar recuava, acompanhando o fechamento positivo da semana passada.

Mercado

A venda da Oi Móvel para a Tim, Vivo e Claro, corre riscos de ser revista pela Anatel e pelo CADE se as compradoras não reverterem as liminares judiciais que suspendem obrigações para oferta de roaming a concorrentes.
A Aliansce Sonae deve assumir a administração do Shopping Eldorado, em São Paulo, enquanto a empresa vendeu sua participação no Uberlândia Shopping para evitar possíveis exigências do CADE à aprovação da fusão com o BrMalls. O leilão de privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica – Geração não contará mais com a presença da CPFL. O acordo de venda de 24 unidades do grupo Makro para o Grupo Muffato, negociadas em cerca de R$ 2 bilhões, teve avanço significativo na última semana.

Leia também:
Melhores fundos imobiliários 2022: análise do 1° semestre

Temporada de Balanços

Dando sequência à temporada de balanços internacionais, a Philips, Ryanair e Galp divulgaram seus resultados corporativos nesta manhã. Após um primeiro trimestre conturbado, a companhia aérea irlandesa reverteu o prejuízo e registrou lucro líquido de 170 milhões de euros, com o volume de negócios disparando mais de 600%. Em linha, a Galp, do setor de energia, anunciou que seu lucro líquido disparou 90% no trimestre, com forte melhora dos resultados operacionais. Na contramão, a Philips sentiu o impacto da inflação e viu seus lucros se transformarem em prejuízos de 20 milhões de euros. Após o fechamento do mercado, a Coca-Cola, Whirlpool e Femsa devem publicar seus balanços, enquanto os resultados das empresas brasileiras devem ser divulgados a partir de amanhã.

EUA

Em semana marcada por grandes eventos econômicos, os índices futuros de Nova York amanheceram em alta à espera de novos resultados corporativos e da reunião de política monetária do Federal Reserve. O Banco Central americano deve anunciar, na quarta-feira, mais uma elevação da taxa de juros do país, à medida que um aumento de 0,75 ponto percentual é amplamente esperado pelo mercado. Ao longo da semana, grandes empresas de tecnologia devem dar sequência à temporada de balanços internacionais e, na quinta-feira, serão divulgados os dados do PIB e da inflação referentes ao segundo trimestre.

Europa

As bolsas europeias operavam em território positivo pela manhã, acompanhando a divulgação de novos dados da atividade e de balanços do continente, enquanto os investidores ainda repercutem a decisão do BCE da semana passada. No domingo, Robert Holzmann, membro da autarquia, afastou a possibilidade de novos aumentos surpreendentes da taxa de juros, enquanto a situação de todos os integrantes da zona do euro permanecer fragilizada. Mais cedo, os riscos de recessão na Alemanha se intensificaram após o índice de confiança empresarial de julho cair para seu patamar mais baixo desde o começo da pandemia. Ao longo da semana, os dados de inflação e PIB do bloco econômico para o segundo trimestre devem ser anunciados.

Ásia

Os principais mercados asiáticos encerraram o primeiro pregão da semana no vermelho, após o governo chinês anunciar a intensão de adequar a classificação de algumas empresas do país às regras americanas, a fim de impedir que reguladores dos EUA excluam empresas chinesas da bolsa. O boicote ao pagamento dos financiamentos imobiliários também segue impondo pressão às bolsas do continente, com os índices de Xangai, Hong Kong e de Tóquio recuando 0,60%, 0,22% e 0,77%, respectivamente.

Além do Morning Call 25-07-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana