Mercado aguarda divulgação da ata do Fed

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 25-05-22

Morning Call 25-05-22

Brasil

Apesar da queda no início da sessão de ontem e da surpresa negativa trazida pela nova alta do IPCA-15, o Ibovespa conseguiu se recuperar e fechou em alta de 0,21%, aos 110.581 pontos. Ontem também, os servidores do Banco Central decidiram pela manutenção da greve por tempo indeterminado, comprometendo algumas divulgações econômicas como o Relatório Focus e o Índice de atividade (IBC-Br). Pela manhã, o índice futuro da bolsa brasileira seguia o mau-humor do pré-mercados americano, à espera da divulgação da ata da última reunião do FOMC, enquanto os investidores se atentavam às discussões sobre o ICMS da energia e combustíveis e sobre os possíveis abusos de poder na Petrobras.

Baixe nosso e-book e declare seus investimentos sem dificuldades:
E-book: como declarar investimentos no IR 2022

EUA

Os índices futuros de Nova York amanhecerem voláteis, apreensivos com a divulgação da ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve. Na ocasião, o Banco Central americano decidiu elevar a taxa de juros em 50 bps para o intervalo de 0,75% a 1% a.a., ritmo mais acelerado desde 2000. Ainda hoje, devem ser divulgados os dados de encomenda de bens duráveis de abril, enquanto o PMI composto publicado ontem apontou desaceleração da atividade em função da aceleração da inflação.

Ata do Fed

A ata deve dar continuidade à discussão sobre o patamar neutro da taxa de juros, enquanto os investidores buscam sinais de aceleração no ritmo de altas, após falas de dirigentes do FED. Recentemente, Powell, presidente do FED, afirmou que não hesitará em elevar as taxas de juros até que a inflação seja controlada, mas descartou um aumento de 75 bps. Ainda, o documento deve trazer novas indicações a respeito do processo de encolhimento do balanço patrimonial da autoridade monetária (conhecido como Quantitative Tightening), previsto para começar no início de junho, partindo de um limite mensal de redução de US$ 47,5 bilhões por mês.

Leia também:
Basis points: entenda essa unidade de medida do mercado financeiro

Europa

Os mercados europeus operavam sem direção única pela manhã, após as quedas generalizadas no dia de ontem, principalmente no setor de viagens e lazer. Mais cedo, a principal economia da região (Alemanha) registrou elevação de 0,2% no PIB do 1º trimestre, evitando por pouco a recessão, trazendo o desempenho da bolsa para o campo negativo. Os investidores também aguardam a divulgação da minuta do FOMC e o Relatório de Estabilidade Financeira do BCE.

Ásia

As bolsas asiáticas encerram o pregão desta quarta-feira em alta, impulsionadas pelo anúncio de novos estímulos chineses à economia como resposta à nova onda de Covid-19 que assola o país e a aceleração do número de casos em Pequim. A bolsa de Xangai liderou as altas e subiu 1,19%, enquanto em Hong Kong, o índice Hang Seng avançou 0,29% e o índice japonês. Nikkei, recuou 0,26%.

Petrobras

Apesar do atual diretor da companhia, José Mauro Coelho, permanecer no cargo até a Assembleia Geral Extraordinária (AGE), prevista para ocorrer no final de junho, o conselho de administração da estatal se reúne hoje para discutir a troca do comando anunciada no início da semana. A crise de preços e ruídos políticos seguem puxando as cotações da empresa para baixo.

Além do Morning Call de 25-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras