Aquisições no setor de farmácia e gás. E mais crise política.

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 22-06-22

Brasil

Na contramão das bolsas internacionais, o Ibovespa voltou a cair na última terça-feira, ao passo que o mercado avaliou como hawkish a ata do Banco Central, que comunicou um ciclo de aperto monetário mais prolongado do que o previsto anteriormente. Pela manhã, o Ibovespa Futuro mantinha a trajetória de queda verificada na véspera, em meio à agenda econômica esvaziada, enquanto o mercado deve seguir acompanhando os desdobramentos da crise da Petrobras. No ambiente político, o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, foi preso preventivamente em meio a operação que investiga possível tráfico de influência no ministério.

Leia também:
Entenda a alta da taxa de juros no Brasil e no mundo

Mercado

Nesta quarta-feira, esperasse que o Cade aprove a aquisição da Extrafarma pela Pague Menos junto a um pacote de desinvestimento que inclui a venda de seis lojas do nordeste para uma rede regional. Ainda hoje, a Mitsui Gás e Energia sinalizou que deve exercer seu direito de influência na aquisição de distribuidoras da Gaspetro, em meio a processo que avalia a venda de 51% da participação da Petrobras na companhia para a Compass. Ao longo do dia, a Petrobras também deve avaliar os relatórios para analisar a indicação de Caio Paes de Andrade para a presidência da estatal, em meio à crise política da companhia.

EUA

Os índices futuros de Nova York recuavam pela manhã, após sessão marcada por fortes ganhos na volta do feriado no dia de ontem. Os temores sobre a desaceleração da economia norte-americana voltaram a pesar sobre os ativos globais, com diversas instituições aumentando o risco de recessão no país. Hoje, o mercado acompanha de perto o discurso do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Senado, buscando novas indicações sobre os próximos passos da autoridade monetária, após a elevação de 75 bps do Fed Funds Rate na última reunião.

Europa

Os principais mercados europeus despencavam nesta quarta-feira, apagando os ganhos obtidos ao longo da semana, diante de um dia mais turbulento no exterior. A inflação ao consumidor do Reino Unido para maio registrou o maior patamar da série histórica em 40 anos, ao acelerar para 9,1% no acumulado de 12 meses. Novamente, os preços da energia e alimentação foram os principais fatores de influência para esse resultado.

Ásia

As bolsas asiáticas encerraram a sessão de hoje majoritariamente em queda, avaliando os riscos de uma desaceleração das economias mundiais e atentas ao discurso de Powell no congresso no começo da tarde. Na China, a queda do petróleo, em vista a desaceleração da demanda, e do minério de ferro, diante da elevação da oferta pelo país, fizeram com que a bolsa de Xangai recuasse 1,20% no fechamento de hoje. A baixa do petróleo também impactou as bolsas de Hong Kong e da Coreia do Sul, que despencaram 2,56% e 2,74%, respectivamente. No Japão, o índice Nikkei recuou 0,37%, após a ata da reunião de política monetária, ocorrida na semana passada, reafirmar a manutenção da taxa de juros no patamar atual por tempo indeterminado.

Além do Morning Call de 22-06-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Inflação recua 0,68% em julho

Morning Call 09-08-22 Brasil Sem grandes agitações no cenário internacional, o índice Bovespa seguia sua trajetória de valorização pela manhã, retomando a casa dos 109 mil pontos. Em dia de importantes divulgações para a economia

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também