Morning call: Balanço da NVIDIA acima das expectativas injeta apetite ao risco no mercado

Após o balanço da NVIDIA divulgado ontem no pós-mercado surpreender positivamente os investidores, os futuros aceleram alta nos EUA.
Foto de perfil do autor
PorFelipe Lima - 22/02/2024
3 min de leitura

Exterior

Sob a perspectiva internacional, a agenda de indicadores encontra-se movimentada, com a divulgação das prévias dos PMIs de fevereiro em diversas economias. Além disso, o mercado monitora novas comunicações de dirigentes do Fed após a ata do FOMC de ontem.

As primeiras indicações de sentimento para o mês de fevereiro na Zona do Euro refletem uma situação mista. O PMI de Manufatura registrou uma desaceleração, passando de 46,6 para 46,1 pontos (abaixo dos 47,0 pontos previstos). Em contraste, o PMI de Serviços apresentou uma surpresa positiva, alcançando 50 pontos em fevereiro, em comparação com os 48,4 pontos registrados em janeiro. Como resultado, o PMI Composto atingiu 48,9 pontos, superando os 47,9 pontos anteriores, indicando uma melhoria ligeira no sentimento em relação às economias do bloco.

Nos Estados Unidos, os dados iniciais de fevereiro não devem trazer grandes novidades. O índice de manufatura deve se manter em torno de 50,7 pontos, enquanto o PMI de Serviços provavelmente diminuirá para 52,3 pontos, comparado aos 52,5 pontos anteriores, ambos ainda acima do limiar de expansão.

O vice-presidente do Fed, Philip Jefferson, que tem posição neutra e é votante, iniciará a série de discursos do dia às 12h00. Jefferson, cujo último pronunciamento foi em novembro passado, quando observou elevada incerteza econômica, deverá fornecer uma visão mais atualizada do cenário econômico e da política monetária.

O presidente do Fed de Filadélfia, Patrick Harker, que mantém uma postura neutra e não vota, falará às 16h00. Harker, que reconheceu melhorias inflacionárias em dezembro e previu um “soft-landing” turbulento, destacou a necessidade de não cortar os juros precipitadamente. A integrante do Board do Fed, Lisa Cook, com postura dovish e status de votante, comunicará suas perspectivas às 19h00, enquanto o presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, com inclinação hawkish e não votante, se pronunciará no mesmo horário. Kashkari considerou cortes graduais na política monetária, mas salientou a importância de dados inflacionários robustos. Por fim, Christopher Waller, votante e neutro, encerrará as comunicações do Fed às 21h35. Em seu último discurso, Waller adotou uma abordagem mais cautelosa quanto à magnitude e ao cronograma dos cortes de juros, destacando a resiliência econômica, mas expressando cautela em relação à normalização da política monetária.

Brasil

Na cena local, a sessão conta com a divulgação do boletim Focus postergado de segunda-feira e a arrecadação federal de janeiro.

Para a divulgação da arrecadação de janeiro, projeta-se um montante de R$280,4 bilhões. O mercado observa sinais positivos mais abrangentes no mês, não se restringindo apenas ao Pis/Cofins e IRRF, mas estendendo-se a outros tributos vinculados ao mercado de trabalho (como a receita previdenciária e o IRRF sobre Rendimentos do Trabalho), ao consumo (imposto de importação e IPI) e aos lucros das empresas (CSLL). A melhora na margem parece ser resultado da combinação de (i) algumas das medidas recentemente aprovadas, (ii) o pagamento de tributos relacionados à regularização de precatórios, e (iii) um crescimento mais robusto no setor industrial e um mercado de trabalho sólido em dezembro.

Na seara política, durante uma entrevista ontem à noite com Miriam Leitão, o ministro da Fazenda confirmou que a parte referente à reoneração da folha de pagamentos será encaminhada por meio de um projeto de lei, assegurando que o texto será idêntico ao proposto na MP. Quanto ao Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), destacou que desde o início foi comunicado ao Congresso sobre sua inviabilidade, insistindo que o impacto dos benefícios previstos no programa é substancialmente maior do que estimado pelo setor de eventos. Hoje, o presidente Lula tem um encontro marcado com o líder da Câmara às 19h.

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Compartilhe