Guerra segue sem solução e commodities voltam a acelerar

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 21-03-22

Morning Call 21-03-22

Exterior

Os futuros americanos amanheceram em queda nesta manhã, enquanto as bolsas europeias caminhavam em direção mista. Às 9h20, os índices de mercado inglês e alemão subiam 0,44% e 0,12%, à medida que a bolsa francesa caía 0,07%. 

Além do conflito entre Rússia e Ucrânia seguir sem resolução iminente, a elevação dos casos de covid-19 na Europa deve voltar a gerar complicações para o continente. Segundo autoridades locais, a nova subvariante BA.2, que já corresponde por grande parte dos casos da Alemanha, deve ser ainda mais transmissível que a variante Ômicron, o que deve levantar preocupações frente à baixa cobertura do reforço vacinal.

Ásia

As bolsas asiáticas encerraram esta segunda-feira sem direção única: o índice de mercado japonês, Nikkei, avançou 1,75% e a bolsa de Xangai caminhou estavelmente (0,03%), ao passo que o índice de Hong Kong tombou 1,91%.

Nesta manhã, a autoridade monetária chinesa optou pela manutenção da taxa de juros básica da economia no patamar atual, o que frustrou investidores que esperavam novos afrouxamentos da política monetária à medida que os casos de covid-19 se aceleram no país e a economia dá sinais de desaceleração. A incorporadora Evergrande suspendeu a negociação de suas ações em Hong Kong no pregão de hoje.

Brasil

O índice Ibovespa encerrou a última semana em alta de 3,22%, mesmo após as reuniões de política monetária americana e brasileira que decidiram pela elevação de suas respectivas taxas de juros. A moeda americana também perdeu força frente ao Real e caiu 0,76%. Pela manhã, o Ibovespa futuro tinha ligeira queda, mas o Dólar também recuava.

Divulgações

O mercado aguarda apreensivo o discurso do presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, e se prepara para a divulgação da Ata do Copom, do Relatório Trimestral de Inflação e do IPCA-15 durante a semana. 

O Relatório Focus da última sexta-feira, que é normalmente publicado às 8h25 da manhã deve sair apenas às 10h.

Rússia e Ucrânia

Os conflitos entre às duas nações não parecem se aproximar de um fim à proporção que as negociações seguem estagnadas e conflitos em cidades fundamentais para a Ucrânia se intensificam. Kiev segue sendo bombardeada e Ucrânia nega rendição de Mariupol após últimato russo. Com a nova aceleração dos conflitos, o preço das commodities voltaram a acelerar no mercado internacional. O petróleo já sobe 5% após a União Europeia sinalizar novas sanções ao produto russo.

Leia também:
Rússia e Ucrânia: como a guerra afeta o preço das commodities

Além do Morning Call de 21-03-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras