Morning call: IBC-Br e Monitor do PIB são os destaques do dia
Exterior
Sob a perspectiva internacional, o grande foco da sessão concentra-se na decisão de política monetária da China, enquanto nos EUA a programação encontra-se esvaziada devido ao feriado do President’s Day.
Para a decisão do PBoC, o mercado espera que o Banco Central reduza a taxa de empréstimos de 5 anos de 4,20% para 4,10%, em movimento reativo à fraqueza da economia. Por outro lado, a expectativa quanto a taxa de empréstimo de 1 ano é de manutenção, permanecendo no patamar de 3,45%.
Brasil
Na cena local, os investidores aguardam a divulgação do IBC-Br (proxy do PIB pelo Banco Central) e o Monitor do PIB da FGV, ambos referente a dezembro de 2023.
No que diz respeito ao IBC-BR, antecipa-se um aumento interanual de 0,4%, impulsionado pela expansão na produção industrial e nos serviços voltados às famílias. Este crescimento representa uma elevação de 0,7% na comparação mensal. Consequentemente, espera-se que o IBC-Br encerrará o quarto trimestre de 2023 com um acréscimo de 0,2% em relação ao trimestre anterior e um crescimento anual de 2,2% para o ano como um todo.
Na seara política, para amanhã, estão agendadas deliberações na Câmara dos Deputados, visando a análise de diversos projetos de lei. Adicionalmente, está previsto que a Comissão Mista de Orçamento (CMO) se reúna no mesmo dia para debater as objeções feitas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva a determinados pontos da Lei Orçamentária Anual (LOA).
Este artigo foi útil?