MORNING CALL – 19/01/21


Exterior: Os futuros de NY sobem e as bolsas na Europa ampliam os ganhos após o índice de expectativa econômica da Alemanha melhor que o esperado. Atenção na crise política da Itália, onde o Senado decide hoje se mantém o premiê Giuseppe Conte no cargo. A um dia da posse, a administração de Biden disse que não pretende suspender as restrições para que passageiros do Brasil e da Europa entrem nos EUA, em meio à piora da pandemia e das novas variantes. Além disso, investidores monitoram Yellen, escolhida como Secretária do Tesouro dos Estados Unidos por Biden, que defenderá amanhã em audiência no Congresso a adoção de medidas de apoio fiscal robustas.
Política: A proximidade das eleições para o comando da Câmara e do Senado, em 1º de fevereiro, recoloca a criação de um tributo sobre transações financeiras (nos moldes da CPMF) na pauta econômica deste ano.
Bolsa: A volta do feriado nos EUA e a expectativa pelo pacote fiscal americano devem ajudar o mercado local. Agora o Ibov futuro sobe 1% e o dólar cai 1%.
Novo ETF: A XP lista a partir de hoje o EURP11, com ações de empresas europeias disponíveis na bolsa brasileira. O novo ETF segue o índice MSCI Europe por meio de cotas do fundo gerido pela Blackrock.
Acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram