Morning Call: Cautela com conflito em Israel-Gaza, dados dos EUA, IGP-10 e PMS
Exterior
Os investidores operam sob cautela moderada, à medida que uma esperada invasão por terra de forças israelenses em Gaza não se concretizou até o momento. Amanhã, o presidente dos EUA, Joe Biden, visitará Israel e Jordânia, numa tentativa de evitar uma escalada do conflito na região.
No radar estão balanços de bancos e nos dados de vendas no varejo e de produção industrial nos Estados Unidos em setembro, bem como em comentários de três dirigentes do Fed que votam nas reuniões de política monetária neste ano. Ontem, os juros dos Treasuries, principalmente as taxas longas, diante dos receios de inflação mais rígida nos EUA e ao aumento dos níveis de dívida do país.
Por fim, expectativas sobre o PIB da China no terceiro trimestre, assim como dados mensais de varejo e indústria podem influenciar ainda os preços de commodities principalmente, adicionando volatilidade aos negócios. Em 2023, a meta de crescimento da segunda maior economia do mundo é de cerca de 5%.
Brasil
O minério de ferro voltou a subir cerca de 2% em Dalian, na China, e o petróleo ensaia uma recuperação, depois de ter caído 1% ontem, o que pode ajudar as ações da Vale e Petrobras, em meio a repercussões de um recorde de produção operada de óleo e gás pela estatal em setembro e no terceiro trimestre. Diante do peso desses papéis, o Ibovespa pode ter algum impulso positivo. Por volta das 7h15, o EWZ, principal fundo de índice do Brasil em Nova York, tinha alta de 0,26%.
O investidor local também espera pelos dados do volume de serviços prestado em agosto no País e o IGP-10 de outubro, cuja previsão é de aumento de 0,41% (mediana), após a alta de 0,18% em setembro, diante da aceleração dos preços do minério de ferro.
O mercado também acompanha o andamento do projeto de lei sobre a taxação de fundos de alta renda (exclusivos e offshore) na Câmara, um dos pilares do pacote de medidas arrecadatórias da equipe econômica. O presidente Lula reforçou ontem que a pauta econômica é a prioridade do governo no Congresso. O ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse que o governo espera a apresentação do texto da reforma tributária pelo relator para que possam discutir pontos importantes do projeto, como o tamanho do Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR).
Por fim, as ações do GPA (PCAR3) tendem a seguir sensíveis ao noticiário e podem buscar alguma realização após ter chegado a disparar mais de 15% ontem e fechado em alta de 8,6% refletindo o entusiasmo do mercado com a venda da participação remanescente no Éxito.
Este artigo foi útil?