Morning Call: Escalada da Guerra no Oriente Médio

Atenção aos desdobramentos da guerra no Oriente Médio, à temporada de balanços nos EUA, e aos indicadores de atividade chinesa. Aqui, o Congresso vota o projeto de lei sobre a taxação de fundos de alta renda.
Foto de perfil do autor
PorMariane Vas - 16/10/2023
1 min de leitura

Exterior

Aumentam as preocupações com a guerra no Oriente Médio diante da iminente entrada de Israel na Faixa de Gaza. O Irã alertou que se isso acontecer a guerra pode se expandir para outras partes do Oriente Médio se a milícia libanesa Hezbollah se juntar à batalha, e isso faria Israel sofrer “um enorme terremoto”.

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, disse no sábado que as “próximas decisões vão garantir que as taxas vão estar em níveis suficientemente restritivos o tempo que for necessário para trazer a inflação de forma sustentável para 2%”.

Na China, o PBoC, o BC chinês, deixou seu juro de médio prazo inalterado em 2,5%, sinalizando que suas principais taxas de referência ficarão igualmente intocadas nos próximos dias.

Brasil

A falta de força no exterior pode limitar o apetite a risco doméstico, embora o sinal positivo que prevalece no mercado futuro em NY possa dar algum ânimo local. O dólar mais fraco ante várias pares do real e a queda do DXY pode ser indicativo de alívio no câmbio por aqui, o que pode também ajudar os juros futuros.

O investidor local acompanha a votação do projeto de lei sobre a taxação de fundos de alta renda, uma vez que faz parte do pacote do ministro Haddad para aumentar a arrecadação e, dessa forma, atingir a meta de zerar o déficit das contas públicas no ano que vem.

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Compartilhe