Morning Call 15-12-21

Morning Call 15-12-21 Exterior: As bolsas europeias e os índices futuros americanos têm sinais mistos, assim como o mercado acionário da Ásia, após dados com resultados divergentes de atividade da China. Agora a grande expectativa é a decisão de juros do Fed, seguida de entrevista do presidente Jerome Powell. A expectativa é que o BC […]
Foto de perfil do autor
PorMariane Vas - 15/12/2021
2 min de leitura

Morning Call 15-12-21

Exterior: As bolsas europeias e os índices futuros americanos têm sinais mistos, assim como o mercado acionário da Ásia, após dados com resultados divergentes de atividade da China. Agora a grande expectativa é a decisão de juros do Fed, seguida de entrevista do presidente Jerome Powell. A expectativa é que o BC dos EUA anuncie aceleração no processo de retirada de estímulos, para combater a escalada da inflação. No Reino Unido, o temor inflacionário também segue no radar, após novos dados acima do esperado, o que reforça a espera pelas decisões do Banco da Inglaterra (BoE) e do BCE, amanhã.

Coronavírus: Os mercados monitoram a disseminação da variante ômicron, sobretudo após estudo indicar que apenas duas doses da vacina Coronavac são insuficientes para conter a cepa, e para isso, uma dose de reforço é necessária. Este cenário eleva o grau de incertezas quanto ao impacto da variante na demanda. Alguns países já endurecem restrições para tentar conter o vírus, entre eles Reino Unido e Itália.

Brasil: A expectativa de o Fed aumentar o ritmo de retirada dos estímulos pode pesar na B3, já que em tese tende a deixar o mercado americano mais atrativo. Além disso, sinais de algum arrefecimento da economia chinesa podem influenciar as perspectivas das exportadoras. Hoje teremos o IGP-10 de dezembro e a expectativa é de deflação, que pode aliviar os juros futuros, assim como a previsão de queda no IBC-Br de outubro.

Mercado: A indefinição externa pode provocar instabilidade no Ibovespa, além do vencimento de opções sobre o índice, que por si só já traz volatilidade ao mercado. Por fim, o novo impasse na PEC dos Precatórios pode incomodar os mercados, especialmente a Bolsa e o câmbio.

Precatórios: A expectativa é de aprovação da PEC em segundo turno pela Câmara hoje, o que já foi precificado em boa medida pelos mercados, mas a conclusão da votação tende ainda a trazer alívio aos investidores, por abrir espaço na pauta do Congresso para discussão de outras propostas, como a votação do orçamento de 2022.

Passaporte da Vacina: O ministro Luís Roberto Barroso (STF), respondeu à Advocacia-Geral da União e esclareceu que tanto brasileiros quanto estrangeiros precisam apresentar o comprovante da vacina ao entrar no País.

Preço da Energia: O custo de subsídios da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) aumenta 28% e cobrança ao consumidor pode subir 47%.

Além do Morning Call 15-12-21, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.