China decepciona e afeta as bolsas

morning call 16-09-21
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 15-09-21

Tabela do Morning Call 15-09-21
Tabela do Morning Call 15-09-21

Exterior

Os sinais são mistos nas bolsas internacionais, com os futuros de Nova York buscando recuperação após a queda da véspera no mercado à vista, enquanto as europeias caem, depois de indicadores de varejo e indústria da China mais fracos reforçarem os temores de retomada da economia mundial, os quais também penalizaram as bolsas na Ásia e Oceania. Já o petróleo avança mais de 1% em meio à queda dos estoques dos EUA.

Brasil

Ontem o Ibovespa fechou na casa dos 116k, e o pouco vigor das bolsas internacionais podem limitar o desempenho do mercado local. Por outro lado, o dólar fraco ante outras moedas pode tirar pressão do real.

China

As preocupações de desaquecimento mais forte na China devem elevar temores em termos macroeconômicos, dado que o país é o principal parceiro comercial do Brasileiro, o que pode prejudicar as nossas exportações. As ações do setor de mineração e de siderurgia podem reagir negativamente, elevando ainda mais as perdas desses papéis no mês, que já vêm sofrendo diante das medidas restritivas de Pequim em relação às produções de aço.

Economia

A desaceleração do IBC-Br em julho tende a ter pouco efeito nos juros, uma vez que o mercado já se ajustou bastante à possibilidade de alta de 100 pontos-base da Selic na reunião do Copom da semana que vem, apagando as chances de um BC mais agressivo, e prevendo também um PIB menor.

Política

Deve repercutir positivamente o discurso de Bolsonaro de ontem ao dizer que os três poderes são “um só corpo”, ao sinalizar extensão da trégua institucional. Por outro lado, o presidente Bolsonaro teve uma derrota, ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, devolver a medida provisória que dificultava a remoção de notícias falsas nas redes sociais.

CPI e Impeachment

A CPI da Covid no Senado vai propor alterações na lei do impeachment que retiram poderes do presidente da Câmara na hora de decidir sobre a abertura de um processo contra o presidente da República. A proposta é definir um tempo máximo para que denúncias de crime de responsabilidade feitas pela comissão sejam analisadas e, caso o prazo não seja cumprido, caberá ao plenário avaliar se aceita ou não iniciar o processo.

Além do Morning Call de 15-09-21, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 19-10-21

China causa temor de desaceleração global

Morning Call 18-10-21 Exterior A semana começa com os mercados na defensiva, e a queda é generalizada após dados da China mais fracos do que esperado reforçando temores sobre o impacto da disseminação das variantes

Morning Call 19-10-21

Balanços, Auxílio emergencial e Bitcoin

Morning Call 19-10-21 Exterior  Os índices futuros de NY avançam ao redor de 0,50%, mas as bolsas europeias têm alta mais contida. Investidores se preparam para mais balanços de grandes empresas americanas e para o

Morning Call 19-10-21

PETR4, Greve dos Caminhoneiros e Precatórios

Morning Call 20-10-21 Exterior Os futuros de NY tem leve perdas, enquanto as bolsas da Europa rondam a estabilidade. Os investidores digerem os números de inflação ao produtor da Alemanha e de preços ao consumidor