Morning call: Dados de atividade nos EUA e boletim Focus são os destaques da sessão
Exterior
Sob a perspectiva internacional, a agenda de indicadores concentra-se na divulgação da produção industrial e do volume de vendas no varejo dos EUA referente a janeiro, enquanto os investidores continuam a monitorar pronunciamentos de dirigentes do Federal Reserve.
Nos Estados Unidos, o setor varejista está previsto para iniciar o ano enfrentando uma retração de -0,2% m/m no índice nominal, influenciada pelos impactos da deflação de veículos, a elevada base de comparação e a frente fria de janeiro. Esta queda representa uma desaceleração significativa em relação à variação de 0,6% m/m registrada em dezembro. Em comparação com janeiro de 2023, espera-se uma diminuição no índice de 5,6% a/a para 2,3% a/a. O núcleo das vendas no varejo, excluindo veículos e postos de gasolina, também deve enfraquecer, com a variação mensal caindo de 0,6% m/m para 0,2% m/m, resultando em uma variação anual de 3,6% a/a (em comparação com 5,8% a/a em dezembro). Esses resultados sugerem um início de ano marcado por uma desaceleração do consumo de bens. Quanto à produção industrial, após um fraco crescimento de 0,1% m/m em dezembro devido a greves no setor automobilístico, espera-se uma recuperação moderada em janeiro, com um aumento de 0,2% m/m e uma variação anual de 0,24%. Caso isso se confirme, a produção industrial deixará um carrego estatístico positivo de 1,3% t/t anualizado para o 1T24, contrastando com a retração de -3,1% t/t anualizado registrada no 4T23, impulsionada pelas condições financeiras restritivas.
No Reino Unido, a economia enfrenta turbulências com a divulgação de dois trimestres consecutivos de PIB em declínio, registrando uma queda de -0,3% t/t no último trimestre de 2023, sinalizando uma possível recessão técnica. Enquanto isso, o Japão também enfrenta dificuldades econômicas, com dois trimestres seguidos de PIB negativo, o que levanta questionamentos sobre a viabilidade da política monetária ultra expansionista em vigor no país.
Brasil
Na cena local, o único destaque da agenda de indicadores trata-se do Boletim Focus, enquanto os investidores seguem atentos ao cenário político.
Na seara política, na terça-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou sua primeira viagem internacional do ano, rumo à Etiópia e ao Egito. O Itamaraty expressa otimismo quanto à possibilidade de obtenção de autorização por parte do governo egípcio para que novos abatedouros e frigoríficos brasileiros possam exportar carne bovina ao país. Além disso, está em pauta a discussão sobre o estabelecimento de uma rota aérea conectando São Paulo ao Cairo. Em comunicado divulgado nesta terça-feira, o Itamaraty destacou que a visita abordará temas essenciais nas áreas de comércio, investimentos, cooperação técnica, educação e defesa. A agenda incluirá discussões sobre assuntos regionais e multilaterais, como mudanças climáticas, reforma de organizações internacionais e o conflito Israel-Palestina. O órgão acrescentou que estão previstas assinaturas de acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação.
Este artigo foi útil?