Inflação ao consumidor dos EUA atinge maior alta em 41 anos

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 14-07-22

Brasil

O principal índice da bolsa brasileira retornou à casa dos 97 mil pontos, em movimento de maior aversão global a riscos, após a inflação norte-americana propiciar uma elevação ainda mais dura da taxa de juros dos EUA, enquanto a Câmara rejeitou todos os destaques para aprovar por ampla maioria a PEC Kamikaze. Mais cedo, o Ibovespa Futuro seguia em queda após o Índice de Atividade Econômica do Banco Central, considerado uma prévia do PIB, registrar queda de 0,11% em maio, na comparação mensal. Ainda hoje, o ministro da Economia deve comentar as atualizações das projeções econômicas de 2022, que elevaram o crescimento da atividade de 1,5% para 2%.

Leia também:
Indicadores Econômicos: conheça os principais e a sua importância

EUA

As bolsas americanas voltaram a cair na sessão de ontem, após a inflação ao consumidor superar as expectativas do mercado, alcançando patamares não vistos em 41 anos. A nova surpresa inflacionária tem levado o mercado a precificar uma alta ainda mais elevada da taxa de juros para a reunião de julho, em 100 bps, não descartada por membros regionais do FED, como Mester e Bostic. Ainda ontem, o Livro Bege, divulgado pelo Banco Central contendo um sumário das condições econômicas regionais, voltou a enfatizar os riscos de uma possível recessão dos Estados Unidos. Os índices futuros de Nova York seguiram em queda na abertura de hoje, à espera da divulgação da inflação ao produtor americana e acompanhando o início da temporada de balanços do segundo trimestre.

Mercado

A temporada de balanços internacionais teve início oficialmente hoje, com a divulgação dos resultados dos grandes bancos antes da abertura do mercado. O JP Morgan registrou queda de 28% em seu lucro líquido, abaixo do esperado pelo mercado, com o aumento das provisões à medida que o risco de recessão se aproxima. Com isso, o maior banco dos EUA também suspendeu a recompra de ações temporariamente. O balanço do Morgan Stanley também decepcionou, registrando queda de 29% no lucro em comparação ao mesmo período do ano passado, dando uma prévia do que será a temporada de balanços daqui para frente. No Brasil, o Iguatemi registrou crescimento de 30% nas vendas do segundo trimestre, enquanto a MRV apresentou avanço de 26% e a Cyrela divulgou aumento de 20% em seus lançamentos.

Europa

Os mercados europeus operavam em queda pela manhã, ainda digerindo os dados surpreendentes da inflação norte-americana, que continua a pressionar o câmbio, e de olho na revisão das projeções para o crescimento da atividade e da inflação na região. A Comissão Europeia elevou as expectativas para a inflação de 2022 em 1,5 p.p., de 6,8% para 8,3%, à medida que as projeções para a atividade da zona do euro se deterioraram e registram alta de 2,6%.

Ásia

As principais bolsas asiáticas encerraram o pregão desta quinta-feira sem direção única, pressionadas pela inflação americana, atividade chinesa e decisões de política monetária locais. A alta volatilidade das bolsas de Wall Street segue impondo dificuldades aos mercados asiáticos, que se esforçam para controlar a inflação, enquanto as taxas de juros regionais se mantém em território acomodatício. Mais cedo, os Bancos Centrais das Filipinas e de Cingapura surpreenderam o mercado ao anunciar o aperto das suas condições monetárias. Na China, o índice Hang Seng tombou 0,22% e o índice de Xangai recuou 0,08%, também impactados pelo aumento da inadimplência do setor imobiliário. Ao final do dia, as atenções devem se voltar para a divulgação do PIB, vendas no varejo, produção industrial e taxa de desemprego chineses.

Além do Morning Call de 14-07-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,