Colapso da Terra USD faz criptos derreterem

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 12-05-22

Brasil

O índice Bovespa recuperou parte das perdas das últimas sessões e encerrou o pregão de ontem em alta de 1,25%, aos 104 mil pontos. O movimento, descolado dos mercados americanos se deu principalmente pela valorização dos ativos ligados às commodities, com ênfase nos setores de óleo e gás e mineração, após a redução no número de casos de Covid-19 na China trazer alívio ao mercado e as sanções à Rússia continuarem fazendo pressão sobre os combustíveis. Apesar do avanço do índice, o câmbio voltou a depreciar com a aceleração da inflação americana trazendo novas preocupações sobre o ritmo apropriado de aperto monetário da economia dos EUA.

Criptomoedas

Enquanto a XP e o Nubank anunciam o lançamento de plataformas para a negociação de criptoativos, as principais criptomoedas do mundo continuavam derretendo nos mercados globais após o colapso da stablecoin Terra USD. A cripto Terra (LUNA) perdeu mais de 99% do seu valor após a stablecoin a qual é atrelada, Terra USD, perder a paridade com a moeda americana. Isso fez com que o Bitcoin atingisse seu menor patamar desde 2020, abaixo de US$ 28 mil, com que as altcoins (mais voláteis) recuassem mais de 30% e o Tether também perdesse a paridade com o dólar.

Leia também:
Melhores criptomoedas para investir em 2022: veja top 5

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em território negativo, seguindo a derrocada dos mercados americanos observada ontem após a divulgação dos dados da inflação ao consumidor de abril. O CPI americano veio levemente acima do esperado e a inflação acumulada em 12 meses se mantém nos maiores patamares em 40 anos, aos 8,3%. A maior surpresa ficou por conta do núcleo da inflação, que registrou alta de 0,6% na comparação mensal, diante das expectativas de 0,3%. Para hoje, aguarda-se a divulgação do Índice de Preços ao Produtor e novos pronunciamentos das autoridades monetárias.

Europa

As principais bolsas europeias operavam em queda generalizada pela manhã, puxadas pelo mal desempenho de Wall Street, após os dados do CPI de abril abrirem espaço para uma política monetária ainda mais contracionista. Na Europa, a divulgação do PIB do primeiro trimestre do Reino Unido também desapontou o mercado após registrar crescimento menor do que o esperado. O PIB inglês avançou 0,8% no 1º trimestre, após recuar 0,1% em março, o que reacende preocupações de recessão levantadas na última reunião do BoE.

Ásia

A queda dos principais índices americanos, principalmente relacionados à tecnologia, também contaminou os principais mercados asiáticos, que encerraram o pregão desta quinta-feira em baixa. A principal queda foi do índice Hang Seng, de Hong Kong, que amargurou perdas de 2,24%, enquanto o índice de Tóquio recuou 1,77% e Seul caiu 1,63%. Na China, o índice de Xangai cedeu ligeiros 0,12% após a recente redução no número de casos de Covid-19 em Xangai e Pequim trazerem alívio aos investidores.

Balanços

Os investidores internacionais voltam suas atenções às ações da Disney, que já caem 5% no pré-mercado, após pessimismo com o setor ameaçar as ações dos serviços de streaming. No Brasil, a Braskem divulgou crescimento de 56% no lucro líquido do primeiro trimestre quando comparado ao mesmo período de 2021 e aumento de 18% nas receitas. Para hoje, serão divulgados os balanços da Taesa, Smartfit, Nissan, CPFL, B3, Motorola, BR Malls, Rede D’Or, Softbank Group, Siemens, Dotz, Allianz, Merck, Americanas Yduqds, Energisa, Bradespar e Guararapes.

Além do Morning Call de 12-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras

Morning Call 17-05-22

Na zona do euro, inflação ao consumidor bate recorde

Morning Call 18-08-22 Brasil Após mais uma sessão de alta, o Ibovespa futuro acompanhava pela manhã o otimismo dos demais mercados internacionais após a divulgação da ata do Fomc. Diante da agenda econômica esvaziada, os