Morning call: Revisões do CPI dos EUA e PMS são os destaques do dia

Os mercados amanhecem sem direção clara, com os investidores à espera das revisões anuais do CPI, enquanto na cena local, a PMS de dezembro e o âmbito político são o foco da sessão.
Foto de perfil do autor
PorFelipe Lima - 09/02/2024
2 min de leitura

Exterior

Sob a perspectiva internacional, a agenda de indicadores encontra-se esvaziada, com os investidores à espera da divulgação anual referente as revisões dos fatores sazonais nos Estados Unidos. Na Ásia, a sessão encerrou sem direção definida, com a bolsa chinesa fechada por feriado, o Nikkei avançou 0,18%.

Anualmente, ao ser revelado o CPI de janeiro, ocorre a reavaliação dos elementos de ajuste sazonal, visando incorporar as flutuações de preços do ano precedente. Esse procedimento anual habitual pode conduzir a alterações nos índices ajustados sazonalmente relativos aos últimos cinco anos. Os índices ajustados sazonalmente recalibrados, juntamente com os fatores de ajuste sazonal reajustados referentes ao período de janeiro de 2019 a dezembro de 2023, serão disponibilizados ainda hoje. A divulgação do CPI de janeiro, já incorporando as novas variáveis sazonais, está programada para o dia 13 de fevereiro.

O mercado segue monitorando a comunicação de dirigentes do Fed, em busca de qualquer sinalização que possa auxiliar na precificação do início de afrouxamento monetário dos EUA. Hoje, a presidente do Federal Reserve de Dallas, Lorie Logan, tem discurso agendado para às 15h30, ela se expressará pela primeira vez sobre política monetária e perspectivas econômicas após a última reunião do FOMC. No início deste ano, Logan afirmou que a desaceleração do ajuste do balanço do Federal Reserve deve ocorrer antes que as operações de recompra atinjam patamares muito baixos. Em novembro passado, Logan observou que os dados mais recentes de inflação apontam para uma convergência em direção a 3%, em oposição a 2%, embora ela tenha reconhecido as últimas leituras como sendo inócuas.

Brasil

Na cena local, a agenda de indicadores concentra-se na divulgação da PMS de dezembro, enquanto os investidores permanecem atentos ao ambiente político, com reunião entre Lula e Arthur Lira atraindo o foco do mercado.

Em relação à PMS, o mercado espera aceleração de 0,7% do volume de serviços na base mensal em dezembro, após avanço de 0,4% na última leitura. Na comparação anual, a mediana das projeções do mercado indica variação negativa de -1,9%, enquanto em novembro, o volume de serviços apresentou recuo de -0,3% na comparação interanual.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.