MORNING CALL – 07/01/21


Mercados Globais: A confirmação pelo Congresso Americano da vitória de Joe Biden como presidente eleito dos Estados Unido traz certo alívio aos mercados, principalmente após a invasão no Capitólio por radicais pró Trump. A oposição pediu o afastamento de Trump e Washington prorrogou por 15 dias o estado de emergência. Apesar de 4 mortes já confirmadas devido ao protesto, as bolsas conseguem garantir alta moderada hoje tendo em mente que Trump afirmou que a “transição será ordenada”, apesar de discordar do resultado eleitoral. Mudando de continente, o índice de sentimento econômico da zona do euro subiu mais que o previsto. Apesar disso, as bolsas europeias operam sem direção única nesta manhã.
Relações Exteriores: Na direção oposta de outras lideranças globais, o presidente Bolsonaro disse ontem que houve “muita fraude” nas eleições americanas, mas não deu provas.
Corporativo: A elétrica Light informou que fará distribuição primária (follow on) e que a Cemig venderá participação.
Bolsa: Agora o Ibovespa futuro sobe 0,25%, após o índice finalizar no negativo no último pregão.
Renda Fixa: Os juros futuros sobem nesta manhã, em meio ao avanço do dólar ante o real e a expectativa do primeiro leilão do Tesouro do ano. Há também preocupação com o risco fiscal, principalmente com a consultoria técnica da Câmara dos Deputados sugerindo flexibilizar o teto de gastos e após o deputado Rossi defender a volta do auxílio emergencial.
Acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram