Exterior tenso, Bolsas em queda

Morning Call 05-10-21
Exterior
Os juros dos Treasuries operam em alta, o que puxa o dólar para cima, sustentados pelo impasse sobre o teto da dívida dos EUA, a expectativa de que o Fed começará a retirar estímulos monetários antes do fim do ano e as preocupações com a atual tendência de alta da inflação. Com isso, os futuros de Nova York e as bolsas europeias operam com fortes baixas, após breve recuperação ontem, de olho ainda na queda maior do que se esperada nas encomendas à indústria da Alemanha e com decepção também com as vendas no varejo da zona do euro. Na Oceania, o Banco Central da Nova Zelândia elevou hoje sua taxa básica de juros, da mínima histórica de 0,25% para 0,50%, juntando-se à Coreia do Sul e à Noruega no aperto da política monetária.
Brasil
O mercado externo negativo tende a pesar nos ativos locais, assim como o incômodo por uma solução para os problemas fiscais, como precatórios, Auxílio Brasil e extensão do auxílio emergencial, além dos ‘jabutis’ incluídos na MP da crise hídrica. Também é monitorada a advertência do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que se não houver respeito ao teto e nem à Lei de Responsabilidade Fiscal, haverá reprecificação de ativos.
Mercado
Agora o Ibovespa futuro tem queda de 1,50%, o dólar sobe 0,70% e a curva de juros abre.
Política
Integrantes do governo e do Congresso discutem incorporar o pagamento de um vale-gás à concessão de um auxílio temporário emergencial, que seria separado do Auxílio Brasil. O Congresso também busca uma solução para preço dos combustíveis e a Câmara poderá votar na próxima quarta-feira uma proposta para mudar a base do cálculo do preço dos combustíveis, que segundo o presidente da Casa, Arthur Lira, pode baratear o preço da gasolina em até 8%, o do álcool em 7% e do diesel em 3,7%.
Leia também: Maiores Impostos no Mundo: qual país tributa mais?
Agenda
Hoje teremos a divulgação do IGP-DI de setembro, os dados de varejo em agosto restrito e ampliado e os da produção e venda de veículos registrados pela Anfavea.
VALE3
A Vale suspendeu a produção de cobre na mina do Salobo, no município de Marabá (PA), após incêndio, que segundo a companhia já foi controlado por equipes de emergência e não houve vítimas ou danos ambientais. Vale lembrar que anteontem os papéis da VALE3 fecharam em queda após a mineradora informar que paralisou as atividades na mina de Onça Puma, também no Pará, após suspensão da licença por secretaria estadual.
Além do Morning Call 06-10-21, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram