Exterior tenso, Bolsas em queda

morning call 16-09-21
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 05-10-21

Exterior

Os juros dos Treasuries operam em alta, o que puxa o dólar para cima, sustentados pelo impasse sobre o teto da dívida dos EUA, a expectativa de que o Fed começará a retirar estímulos monetários antes do fim do ano e as preocupações com a atual tendência de alta da inflação. Com isso, os futuros de Nova York e as bolsas europeias operam com fortes baixas, após breve recuperação ontem, de olho ainda na queda maior do que se esperada nas encomendas à indústria da Alemanha e com decepção também com as vendas no varejo da zona do euro. Na Oceania, o Banco Central da Nova Zelândia elevou hoje sua taxa básica de juros, da mínima histórica de 0,25% para 0,50%, juntando-se à Coreia do Sul e à Noruega no aperto da política monetária.

Brasil

O mercado externo negativo tende a pesar nos ativos locais, assim como o incômodo por uma solução para os problemas fiscais, como precatórios, Auxílio Brasil e extensão do auxílio emergencial, além dos ‘jabutis’ incluídos na MP da crise hídrica. Também é monitorada a advertência do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que se não houver respeito ao teto e nem à Lei de Responsabilidade Fiscal, haverá reprecificação de ativos.

Mercado

Agora o Ibovespa futuro tem queda de 1,50%, o dólar sobe 0,70% e a curva de juros abre.

Política

Integrantes do governo e do Congresso discutem incorporar o pagamento de um vale-gás à concessão de um auxílio temporário emergencial, que seria separado do Auxílio Brasil. O Congresso também busca uma solução para preço dos combustíveis e a Câmara poderá votar na próxima quarta-feira uma proposta para mudar a base do cálculo do preço dos combustíveis, que segundo o presidente da Casa, Arthur Lira, pode baratear o preço da gasolina em até 8%, o do álcool em 7% e do diesel em 3,7%.

Leia também: Maiores Impostos no Mundo: qual país tributa mais?

Agenda

Hoje teremos a divulgação do IGP-DI de setembro, os dados de varejo em agosto restrito e ampliado e os da produção e venda de veículos registrados pela Anfavea.

VALE3

A Vale suspendeu a produção de cobre na mina do Salobo, no município de Marabá (PA), após incêndio, que segundo a companhia já foi controlado por equipes de emergência e não houve vítimas ou danos ambientais. Vale lembrar que anteontem os papéis da VALE3 fecharam em queda após a mineradora informar que paralisou as atividades na mina de Onça Puma, também no Pará, após suspensão da licença por secretaria estadual.

Além do Morning Call 06-10-21, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 19-10-21

Auxílios extrateto, Risco Fiscal e a Política

Morning Call 21-10-21 Exterior Os mercados na Europa e em Nova York retomam cautela com a crise de liquidez da chinesa Evergrande, que não conseguiu fechar a venda de 50,1% de sua unidade Evergrande Property

Morning Call 19-10-21

Debandada da equipe econômica aumenta tensão

Morning Call 22-10-21 Exterior Relatos de que a Evergrande vai conseguir honrar o pagamento da dívida que vence neste fim de semana trouxe alívio às bolsas da Ásia e ajuda as bolsas europeias. Adicionalmente, a

Morning Call 19-10-21

China causa temor de desaceleração global

Morning Call 18-10-21 Exterior A semana começa com os mercados na defensiva, e a queda é generalizada após dados da China mais fracos do que esperado reforçando temores sobre o impacto da disseminação das variantes