Dólar cai para R$ 4,60 e atinge menor nível em dois anos

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Brasil

Em mais um dia de forte queda para o câmbio, a moeda americana recuou ao menor patamar desde março de 2020, cotada a R$ 4,60 ao final do pregão. Movimentos positivos dos mercados internacionais, valorização das commodities e alto diferencial de juros seguem pressionando o dólar para baixo em 2022.

O Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro, também recuou no pregão de ontem em meio às incertezas rodeando a administração da Petrobras. As ações da estatal encerraram o dia em leve queda de 1%, mesmo com alta de 3% no preço do barril Brent, após Adriano Pires, cotado à presidência da empresa, declinar o convite. Com isso, a bolsa encerrou em queda de 0,24%, aos 121.280 pontos.

Pela manhã, o Ibovespa Futuro operava levemente negativo e o câmbio se mantinha estável, ao passo que o mercado aguarda a divulgação dos dados de venda de veículos pela Fenabrave.

Leia também:
Ibovespa Futuro: o que é, como funciona e para que serve?

EUA

As bolsas americanas encerraram o pregão de ontem ligeiramente positivas, puxadas principalmente pelo avanço do setor de tecnologia. Ontem, as ações do Twitter dispararam mais de 27% após Elon Musk, presidente da Tesla, anunciar a aquisição da participação de 9,2% na empresa, se tornando um dos maiores acionistas. A Tesla também avançou no pregão depois de registrar recorde de vendas no primeiro trimestre, enquanto o setor financeiro recuou com os riscos relacionados à inversão da curva de juros.

Pela manhã, os índices futuros de Nova York caminhavam no vermelho, com novos temores sobre o desfecho dos conflitos do leste europeu e apreensão com a divulgação da ata do FOMC de amanhã.

Europa

Em semana de poucas divulgações, as bolsas europeias encerraram a última segunda-feira em alta, acompanhando o desempenho positivo do mercado americano e a alta do petróleo. Hoje, os principais índices europeus amanheceram em queda, puxados pelos novos sucederes da guerra da Ucrânia, apesar da desaceleração do PMI Composto da Zona do Euro ainda apontar à atividade em expansão. Mais cedo, o índice alemão, DAX, caia 0,29%, o índice francês, PCAC, tombava 1,41% e o índice inglês, FTSE, permanecia próximo à estabilidade. Ainda, o continente estuda a imposição de novas sanções à Rússia após novos crimes de guerra serem relatados ao longo do final de semana, na cidade de Bucha.

Ásia

Os mercados asiáticos encerraram esta terça-feira em alta, impulsionados pelas techs americanas. O índice japonês, Nikkei, avançou 0,19% e o índice sul-coreano, Kospi, subiu 0,05%, enquanto as bolsas chinesas, de Hong Kong e Taiwan seguiram fechadas por conta do feriado nacional. Hoje, as autoridades chinesas anunciaram a prorrogação do lockdown em Xangai, decretado na última semana (28/03), como parte de sua política de “covid zero”. No país, duas novas subvariantes da ômicron já foram identificadas enquanto outra variante, ainda mais contagiosa (XE), foi detectada no Reino Unido.

Petrobras

Nessa segunda-feira, Adriano Pires, economista cotado na semana passada pelo Ministério de Minas e Energia para assumir o comando da Petrobras, recusou o convite. Os motivos seriam possíveis conflitos de interesses ao conciliar seu trabalho como consultor na área de energia com o posto na petroleira. Com as eleições do novo conselho se aproximando (13/04), as atenções devem se voltar ao secretário de especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

No último domingo (03/04), Rodolfo Landim, atual presidente do Flamengo, também declinou o convite para concorrer à presidência do Conselho de Administração da estatal, comunicando que focará seus esforços no clube carioca. Segundo apurações, para assumir o cargo, Landim também teria de abrir mão de relações empresariais.

Além do Morning Call de 05-04-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana