Dólar cai para R$ 4,60 e atinge menor nível em dois anos

Moeda americana segue despencando na medida que o Brasil fica mais atrativo para investidores estrangeiros. Leia esse e outros destaques no Morning Call 05-04-22.
Foto de perfil do autor
PorGustavo Maia - 05/04/2022
3 min de leitura

Brasil

Em mais um dia de forte queda para o câmbio, a moeda americana recuou ao menor patamar desde março de 2020, cotada a R$ 4,60 ao final do pregão. Movimentos positivos dos mercados internacionais, valorização das commodities e alto diferencial de juros seguem pressionando o dólar para baixo em 2022.

O Ibovespa, principal índice do mercado brasileiro, também recuou no pregão de ontem em meio às incertezas rodeando a administração da Petrobras. As ações da estatal encerraram o dia em leve queda de 1%, mesmo com alta de 3% no preço do barril Brent, após Adriano Pires, cotado à presidência da empresa, declinar o convite. Com isso, a bolsa encerrou em queda de 0,24%, aos 121.280 pontos.

Pela manhã, o Ibovespa Futuro operava levemente negativo e o câmbio se mantinha estável, ao passo que o mercado aguarda a divulgação dos dados de venda de veículos pela Fenabrave.

Leia também:
Ibovespa Futuro: o que é, como funciona e para que serve?

EUA

As bolsas americanas encerraram o pregão de ontem ligeiramente positivas, puxadas principalmente pelo avanço do setor de tecnologia. Ontem, as ações do Twitter dispararam mais de 27% após Elon Musk, presidente da Tesla, anunciar a aquisição da participação de 9,2% na empresa, se tornando um dos maiores acionistas. A Tesla também avançou no pregão depois de registrar recorde de vendas no primeiro trimestre, enquanto o setor financeiro recuou com os riscos relacionados à inversão da curva de juros.

Pela manhã, os índices futuros de Nova York caminhavam no vermelho, com novos temores sobre o desfecho dos conflitos do leste europeu e apreensão com a divulgação da ata do FOMC de amanhã.

Europa

Em semana de poucas divulgações, as bolsas europeias encerraram a última segunda-feira em alta, acompanhando o desempenho positivo do mercado americano e a alta do petróleo. Hoje, os principais índices europeus amanheceram em queda, puxados pelos novos sucederes da guerra da Ucrânia, apesar da desaceleração do PMI Composto da Zona do Euro ainda apontar à atividade em expansão. Mais cedo, o índice alemão, DAX, caia 0,29%, o índice francês, PCAC, tombava 1,41% e o índice inglês, FTSE, permanecia próximo à estabilidade. Ainda, o continente estuda a imposição de novas sanções à Rússia após novos crimes de guerra serem relatados ao longo do final de semana, na cidade de Bucha.

Ásia

Os mercados asiáticos encerraram esta terça-feira em alta, impulsionados pelas techs americanas. O índice japonês, Nikkei, avançou 0,19% e o índice sul-coreano, Kospi, subiu 0,05%, enquanto as bolsas chinesas, de Hong Kong e Taiwan seguiram fechadas por conta do feriado nacional. Hoje, as autoridades chinesas anunciaram a prorrogação do lockdown em Xangai, decretado na última semana (28/03), como parte de sua política de “covid zero”. No país, duas novas subvariantes da ômicron já foram identificadas enquanto outra variante, ainda mais contagiosa (XE), foi detectada no Reino Unido.

Petrobras

Nessa segunda-feira, Adriano Pires, economista cotado na semana passada pelo Ministério de Minas e Energia para assumir o comando da Petrobras, recusou o convite. Os motivos seriam possíveis conflitos de interesses ao conciliar seu trabalho como consultor na área de energia com o posto na petroleira. Com as eleições do novo conselho se aproximando (13/04), as atenções devem se voltar ao secretário de especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade.

No último domingo (03/04), Rodolfo Landim, atual presidente do Flamengo, também declinou o convite para concorrer à presidência do Conselho de Administração da estatal, comunicando que focará seus esforços no clube carioca. Segundo apurações, para assumir o cargo, Landim também teria de abrir mão de relações empresariais.

Além do Morning Call de 05-04-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.