Abertura Matinal

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 05-01-22

Exterior: Indefinição atinge os mercados de ações no exterior, após PMIs fracos na Europa. Agora todas as atenções estão na divulgação da Ata do Fed, e a expectativa é de que o BC americano comece a elevar o juro em março. O investidor espera por um sinal claro sobre se de fato o juro começará a subir mesmo em março e quantas altas serão necessárias para conter a escalada inflacionária nos EUA. Enquanto o Fed já começou o tapering (retirada de estímulos monetários), a China vai na contramão, e segundo o Broadcast, o Banco Central da China (PBoC) provavelmente irá suprir deficiências de liquidez nos mercados antes do feriado do ano novo lunar (fim de janeiro e início de fevereiro). Ainda pode causar desconforto nos mercados a decisão da China de multar várias das maiores gigantes de tecnologia do país por violarem leis antitruste. Por fim, a covid-19 segue preocupando, em meio ao recente avanço forte no número de casos nos EUA, França, Itália e Argentina.

Brasil: A instabilidade do exterior deve atingir o mercado local, e a possibilidade de um tom duro da ata do Fed pode pressionar ainda mais, uma vez que a confirmação de juros maiores nos EUA deve tirar a atratividade dos títulos emergentes como o Brasil tendem a sofrer mais. Para piorar, preocupações fiscais se juntam ao avanço de casos de covid-19 no Brasil, que ontem registrou o maior índice em um só dia desde 5 de outubro de 2021. O temor é que o agravamento da doença leve a fechamentos da atividade, deixando a economia ainda mais frágil. Ao mesmo tempo, segue o impasse sobre vacinação de crianças contra o coronavírus.

Bolsonaro: O presidente Jair Bolsonaro teve a sonda nasogástrica retirada na tarde de ontem, conforme a análise médica, o quadro de saúde evolui com “boa aceitação” e com sinais de recuperação do trato digestivo. No entanto, não há previsão de alta.

Política: A Assembleia Legislativa do Acre recebeu nesta semana um novo pedido de impeachment do governador Gladson Cameli (PP). A polícia federal aponta que o governador usou policiais militares para movimentar dinheiro vivo. O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, suspendeu a ação penal contra a empresária Maria Cristina Boner na Operação Caixa de Pandora, que investigou o esquema conhecido como “mensalão do DEM”, no governo do Distrito Federal.

Br Partners: O banco de investimento BR Partners prepara um follow on que pode movimentar R$ 5 milhões. Mais do que necessidade de captar recursos, a operação, segundo fontes, é para resolver um problema de liquidez dos papéis do banco na B3.

Mercado: Agora o Ibovespa futuro cai 0,40% e regride aos 103 mil pontos, enquanto o dólar sobe 0,10%, a R$ 5,68.

Além do Morning Call 05-01-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram 

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais