Nesta “Super Quarta” ocorrem as reuniões do Copom e do FOMC

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 04-05-22

Brasil

Os mercados globais operaram cautelosos no dia de ontem à espera das decisões de política monetária desta “Super Quarta”. Em seu terceiro dia de queda consecutivo, o Ibovespa recuou ligeiros 0,10%, para 106.528 pontos, enquanto o dólar comercial despencou e voltou a fechar abaixo dos R$ 5,00. Pela manhã, o Ibovespa futuro recuava e o dólar subia.

Juros

Nesta “Super Quarta” devem ocorrer as reuniões do Copom e do FOMC, onde decidirão o novo rumo da política monetária. No Brasil, enquanto se espera que a autoridade monetária eleve a taxa de juros em 100 bps, para 12,75%, o que fica em aberto é se o ciclo de aperto monetário se encerrará nessa reunião ou se o Banco Central anunciará outro aumento para a próxima reunião na tentativa de manter as expectativas ancoradas. Nos EUA, o Fed deve aumentar a taxa de juros em 50 bps e o mercado aguarda sinalizações para o início da redução do balanço do BC americano.

Leia também:
Juros e inflação: entenda de uma vez por todas a relação entre eles!

EUA

Os índices Futuros de Nova York operavam positivos pela manhã, na tentativa de contornar as perdas recentes, mas enfrentavam alta volatilidade por conta da decisão do Federal Reserve, que se aproxima. Ontem, o Relatório JOLTS, que traz dados para o mercado de trabalho americano, indicou a abertura recorde de 4,5 milhões de pedidos de demissão em março, totalizando 11,5 milhões de vagas em aberto.

Europa

Os principais mercados europeus amanheceram em baixa pela manhã, após o anúncio de um novo pacote de sanções contra a Rússia. Dentre os embargos, inclui-se o banimento total do petróleo russo até o final do ano, o que fez com que o preço da commodity acelerasse pela manhã. Os investidores também aguardam a decisão de política monetária norte-americana e digerem os dados do PMI da Zona do Euro, que subiu para o maior patamar em sete meses, enquanto as vendas no varejo ficaram abaixo das expectativas.

Ásia

Em mais um dia de baixa liquidez nos mercados asiáticos por conta dos feriados no Japão e na China, que mantiveram as bolsas fechadas. As demais bolsas asiáticas encerraram o pregão desta quarta-feira em baixa, apreensivas com a decisão de política monetária do Federal Reserve. Os índices Hang Seng, de Hong Kong, e Kopsi, da Coreia do Sul, recuaram 1,10% e 0,11%, respectivamente, enquanto o índice de Taiwan, Taiex, avançou 0,41%.

Balanços

Na temporada de balanços, devem ser divulgados os resultados corporativos da CVS, Booking Holding, China Petroleum, Moderna e Uber e, no Brasil, Banco Pan, BRF, CSN Mineração, EDP Brasil, Getnet, Oi, Omega, Pão de Açucar, PetroRio, Suzano e Totvs.

Além do Morning Call de 04-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Inflação recua 0,68% em julho

Morning Call 09-08-22 Brasil Sem grandes agitações no cenário internacional, o índice Bovespa seguia sua trajetória de valorização pela manhã, retomando a casa dos 109 mil pontos. Em dia de importantes divulgações para a economia

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também