Bem vindo 2022!

Morning Call 03-01-22

Exterior: Apesar da liquidez baixa, pelo feriado no Reino Unido e em algumas regiões da Ásia, os mercados internacionais começam o ano positivos, mesmo com as incertezas relacionadas ao avanço da variante ômicron de coronavírus, que tem levado ao cancelamento de milhares de voos no mundo. Ainda assim, a expectativa é que o payroll americano de dezembro venha forte, reforçando a intenção do Fed de começar a subir os juros este ano e elevar o ritmo de retirada do tapering.
Turquia: A inflação anual ao consumidor da Turquia atingiu 36,08% em dezembro de 2021, acelerando pelo sétimo mês consecutivo e atingindo o maior nível desde setembro de 2002, segundo dados da agência de estatísticas do país.
Brasil: O início de 2022 positivo no exterior tende a animar o investidor local, ainda que as dúvidas quanto à saúde fiscal do Brasil prossigam, o que deve manter os mercados instáveis.
Cômputo do ano: Ao contrário das expectativas iniciais, o Ibovespa terminou 2021 com a maior queda anual (-11,93%) desde 2015, o dólar ante o real encerrando com valorização superior a 7% e os juros disparando.
Política: Em período de eleição, 2022 já começa com o anúncio de uma série de medidas adotadas pelo governo, como isenção de IPI a taxistas, o MEI Caminhoneiro, além da sanção da prorrogação da desoneração da folha de pagamento para 17 setores econômicos. Hoje o presidente Bolsonaro deu entrada no hospital Vila Nova Star por suspeita de nova obstrução intestinal.
Covid em cruzeiros: A Anvisa confirmou diversos casos positivos de covid em cruzeiros marítimos e anunciou que irá apurar possíveis infrações relacionadas ao desrespeito de protocolos sanitários. A notícia deve pesar em ações do setor de turismo, como da agência CVC, e a escalada do ômicron deve gerar cautela nas ações das aéreas.
Mercado: Agora o Ibovespa futuro sobe 0,45%, aos 106.400 pontos, e o dólar tem queda de 0,20%, a R$ 5,56.
Além do Morning Call 03-01-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram