Reunião da Opep, PIB avançando e leilão de aeroportos

Reunião da Opep deve decidir a cotação do petróleo em julho, PIB avança 1% no 1T22, TCU aprova leilão de 15 aeroportos e mais. Leia o Morning Call 02-06-22.
Foto de perfil do autor
PorGustavo Maia - 02/06/2022
3 min de leitura

Morning Call 02-06-22

Brasil

O principal índice da bolsa brasileira operou entre ganhos e perdas na última sessão, fechando próximo à estabilidade, com alta de 0,01%. O dólar, por outro lado, disparou 1,08% frente ao real pela possibilidade de extensão do ciclo de aperto monetário americano, desencadeando alta nas taxas futuras de juros da economia doméstica também. Pela manhã, o Ibovespa Futuro caminhava em alta no aguardo da divulgação da inflação ao produtor e do PIB brasileiro para o primeiro trimestre de 2022.

Petróleo

A reunião mensal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), marcada para hoje, é um dos focos dos noticiários. Diante da aceleração recente dos preços do petróleo por conta dos novos embargos europeus à commodity russa e da aceleração dos riscos de desabastecimento de diesel em algumas economias, a organização deve decidir a cota de produção para julho. Pela manhã, o preço do petróleo caía após a Arábia Saudita dar sinais de que está disposta a elevar sua produção caso necessário.

Leia também:
O que são commodities? Veja como funciona e como investir nesse mercado

PIB

A atividade brasileira avançou 1% nos primeiros três meses do ano, quando comparada ao trimestre imediatamente anterior, de acordo com o ajuste sazonal publicado pelo IBGE. O resultado veio em linha com as projeções do mercado e foi puxado principalmente pelo avanço do setor de serviços. Pelo lado da demanda, o consumo das famílias acelerou com a reabertura da economia após as medidas restritivas serem abandonadas ao longo do começo do ano.

Aeroportos

O TCU aprovou o leilão de concessão de 15 aeroportos, dentre eles o aeroporto de Congonhas, para a iniciativa privada. O evento deve ocorrer na primeira metade de agosto, segundo o Ministério da Infraestrutura, e está prevista a arrecadação de R$ 7,3 bilhões em investimentos.

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em território positivo nesta quinta-feira, à espera de novos dados para o mercado de trabalho americano. Ontem, as bolsas de Wall Street fecharam em queda após o Livro Bege, documento que contém o sumário das condições econômicas para os 12 distritos do Federal Reserve, apresentar aceleração das preocupações com uma possível recessão nos Estados Unidos, apesar do mercado de trabalho permanecer bastante consolidado.

O relatório de abertura de postos de trabalho, JOLTS, também divulgado ontem, registrou manutenção do número de contratações, enquanto o volume de desligamentos recuou em maio, sinalizando a criação líquida de empregos no período e dificultando a atenuação do ciclo agressivo de aperto monetário do Fed, uma vez que o mercado de trabalho fortalecido dificulta a contenção da inflação. James Bullard, presidente do Fed de St. Louis, defendeu em seu pronunciamento dessa quarta-feira que o banco central americano siga elevando a taxa de juros em ritmo acelerado até que a inflação retorne à meta, demonstrando interesse em que os Fed Funds atinjam 3,5% ao final do ano. Para hoje, o mercado aguarda a divulgação dos dados para o emprego privado pelo relatório ADP e os novos pedidos de seguro-desemprego da semana.

Europa

As bolsas europeias operavam em alta nesta manhã, após a divulgação da inflação ao produtor da zona do euro vir abaixo das expectativas, mesmo que ainda bastante elevada. Durante a semana, os investidores têm digerido os novos dados de inflação do continente, que seguem impactados pela guerra da Ucrânia, com ênfase no setor energético e de alimentos, como pontuado pela presidente do Banco Central Europeu (ECB), Christine Lagarde, em conferência virtual no dia de ontem. Hoje e amanhã, a bolsa do Reino Unido permanecerá fechada por conta da celebração do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II.

Ásia

Com exceção da China, os principais mercados asiáticos encerraram o pregão de hoje em baixa, acompanhando o fechamento negativo das bolsas americanas em sessão tomada pelos riscos de inflação e manutenção do aperto monetário. No Japão, o índice Nikkei recuou 0,16% e, em Hong Kong, o índice Hang Seng tombou 1%. Na China, a bolsa de Xangai avançou 0,42%, em meio à retomada da atividade na cidade após o término do lockdown e à promessa de um pacote de estímulos do governo central somando US$ 120 bilhões para estimular a economia.

Além do Morning Call de 02-06-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.

Compartilhe

Vá direto ao assunto

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nossa curadoria com as últimas notícias, inovações e tendências que estão moldando o mercado de investimentos no Brasil.
Ao enviar o formulário, você declara que conhece os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade.