Mercados reagem às taxas de juros

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 01-08-22

Brasil

Após uma semana de fortes altas para o índice Bovespa, reagindo a bons resultados corporativos e à esperança de uma suavização do aperto monetário norte-americano, o Ibovespa Futuro avançava nesta primeira segunda-feira do mês, enquanto os mercados internacionais ainda definiam o tom da semana. Na agenda econômica, o grande destaque será a decisão de política monetária do Banco Central do Brasil, que deve marcar o encerramento do ciclo de altas da taxa Selic. Hoje, serão divulgados novos resultados da temporada de balanço, assim como o PMI industrial e a balança comercial brasileiros.

Leia também:
Selic e inflação: entenda de uma vez por todas a relação entre elas!

Mercado

Dando sequência à temporada de balanços, publicam hoje seus resultados a Blau Farmacêutica, Grupo SBF, Marcopolo, Movida, Pague Menos e TIM. Na sexta-feira, a Raia Drogasil reportou lucro de R$ 363,5 milhões no segundo trimestre, avanço de 43% na comparação com o mesmo período de 2021. A aquisição da Confibra pela Eternit foi concluída, em negociação que soma R$ 110 milhões, e a Viveu adiquiriu a Famap Nutrição Parental.

EUA

Os índices futuros de Nova York operavam em leve queda pela manhã, apreensivos com o andamento da temporada de balanços e com os novos dados do mercado de trabalho a serem divulgados nessas semana. Os bons resultados coorporativos da última semana, somados à expectativa de uma desaceleração do ritmo de aperto monetário do Federal Reserve, conduziram o S&P 500 a seu melhor desempenho mensal desde 2020. Nos próximos dias, devem ser divulgados os relatórios JOLTS e de Payroll, com novas informações sobre o mercado de trabalho americano, enquanto, hoje, publicam seus resultados as empresas Activision Blizzard, Mitsubishi e Devon Energy.

Europa

As principais bolsas europeias operavam em alta na primeira sessão do mês, acompanhando os bons resultados coorporativos divulgados já na manhã desta segunda-feira, como HSBC e Heineken. Mais cedo, o PMI industrial da zona do euro voltou a recuar, aumentando as apostas de recessão no continente, ao passo que a taxa de desemprego da região se manteve estável em seu menor nível da série histórica. O principal evento econômico da semana será a decisão de política monetária do Banco da Inglaterra, que deve aumentar a taxa básica de juros do país pela sexta vez consecutiva, em 50bps, na tentativa de controlar a inflação local.

Ásia

Os mercados asiáticos encerraram o primeiro pregão da semana em território positivo, apesar da desaceleração dos índices gerentes de compra da China, puxados pela expectativa de estabilização do mercado de capitais do país e pelo bom desempenho das bolsas de Wall Street nos últimos dias. O índice de Xangai avançou 0,21%, enquanto o índice japonês saltou 0,69% e o índice de Hong Kong avançou leves 0,05%.

Além do Morning Call 01-08-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Inflação recua 0,68% em julho

Morning Call 09-08-22 Brasil Sem grandes agitações no cenário internacional, o índice Bovespa seguia sua trajetória de valorização pela manhã, retomando a casa dos 109 mil pontos. Em dia de importantes divulgações para a economia

Morning Call 17-05-22

Rússia suspende fluxo de petróleo em oleoduto na Europa

Morning Call 10-08-22 Brasil Descolado dos mercados internacionais, o índice Bovespa registrou sua sexta alta consecutiva no dia de ontem, avançando 0,23%, puxado pelo bom desempenho das blue chips brasileiras. O mercado ainda digere os

Morning Call 17-05-22

Nos EUA, resultado do CPI vem abaixo do esperado

Morning Call 11-08-22 Brasil O principal índice da bolsa brasileira registrou a sétima alta consecutiva no pregão da última quarta-feira, retomando a casa dos 110 mil pontos, maior patamar verificado desde junho. O dólar também