Bolsa caindo e a chegada do come-cotas

Morning Call 17-01-22
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Morning Call 31-05-22

tabela do morning call 31-05-22

Brasil

Em dia bastante volátil, o principal índice da bolsa brasileira fechou a última segunda-feira em baixa de 0,81%, aos 111 mil pontos. O Ibovespa ignorou os ganhos dos mercados externos, impulsionados pela reabertura da economia chinesa, e foi derrubado pelos papéis das estatais Petrobras, Eletrobras e Banco do Brasil. O dólar também avançou no fechamento de ontem e registrou alta de 0,33%. Para o último pregão do mês, o Ibovespa Futuro caminhava em leve alta após os dados da PNAD Contínua apontarem o menor patamar para a taxa de desemprego desde 2015, ficando em 10,5% para o trimestre móvel terminado em abril.

Come-cotas

Os investidores de fundos de renda fixa, DI, cambiais e multimercado devem sentir uma redução no valor de seus investimentos hoje devido à antecipação de parte do imposto de renda, conhecida como “come-cotas“. A prática ocorre duas vezes por ano, nos últimos dias úteis de maio e novembro, e arrecada 15% dos ganhos dos últimos seis meses. Esse ano, a arrecadação deve somar R$ 8 bilhões. Vale lembrar que o prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda termina hoje.

Baixe nosso e-book:
E-book: como declarar investimentos no IR 2022

EUA

Os índices futuros de Nova York amanheceram em queda após as bolsas americanas permanecerem fechadas na véspera por conta do feriado do Memorial Day. A queda também coincide com a divulgação dos dados para a inflação na Zona do Euro, que, pela 7ª vez consecutiva, atingiram máximas da série histórica, acumulando alta de 8,1% em 12 meses. A temporada de balanços corporativos ainda não terminou e, para hoje, está prevista a publicação dos resultados da Salesforce, HP, Trip.com e Victoria’s Secret.

Europa

As bolsas europeias caminhavam majoritariamente em baixa nesta manhã, com a nova surpresa negativa trazida pela inflação de maio na região. Ontem, a inflação alemã já havia alarmado o mercado ao registrar sua máxima desde 1973 e, hoje, a inflação da Zona do Euro saltou para seu maior nível da série histórica, aos 8,1%, marcada por forte aceleração dos preços dos combustíveis e se encontrando 40 bps acima das expectativas. Mais cedo, o preço dos combustíveis disparava no mercado, à medida que o continente voltava a barrar o óleo russo e a Rússia interrompia o fornecimento de gás natural para a holandesa Gasterra.

Ásia

Os mercados asiáticos fecharam a última sessão do mês sem direção única, acompanhando os sinais mistos da atividade chinesa. No país, os Índices de Gerentes de Compras (PMI) da indústria e dos serviços apresentaram leve melhora em relação a abril, porém ainda se encontram abaixo dos 50 pontos, onde não há expansão da atividade. O índice Xangai Composto avançou 1,19% no pregão, impulsionado ainda pela reabertura da cidade após um intenso lockdown, e o índice Hang Seng, de Hong Kong, saltou 1,38%. No Japão, o índice Nikkei recuou 0,33%, puxado pelos papéis do setor imobiliário.

Além do Morning Call de 31-05-22, acompanhe as notícias e análises de mercado pelo nosso canal do Telegram.

Inscreva-se no nosso canal no Telegram

Acompanhe notícias e análises diárias do mercado financeiro.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-05-22

Ibovespa retoma sequência de altas

Morning Call 12-08-22 Brasil O índice Bovespa interrompeu sua sequência de sete pregões em alta na última quinta-feira, recuando 0,47% e fechando abaixo dos 110 mil pontos. O dólar também retomou sua alta, após semana

Morning Call 17-05-22

Prévia do PIB salta 0,69% em junho, acima das projeções

Morning Call 15-08-22 Brasil Após bons resultados econômicos domésticos e internacionais na semana passada, o principal índice da bolsa brasileira disparou quase 6%, fechando o pregão da sexta-feira acima dos 112 mil pontos. Pela manhã,

Morning Call 17-05-22

Petrobras anuncia 3º corte na gasolina

Morning Call 16-08-22 Brasil Apesar do maior pessimismo com a economia global, a bolsa de valores brasileira deu continuidade a sua trajetória recente de altas, encerrando acima dos 113 mil pontos, enquanto as taxas futuras