JOLTS: Vagas de trabalho em aberto recuam para 9,9 milhões em fevereiro

O relatório de oferta de empregos, JOLTS, divulgado pelo U.S. Bureau of Labor Statistics nesta terça-feira (04), registrou 9,931 milhões de vagas de trabalho em aberto em fevereiro nos Estados Unidos, abaixo dos 10,5 milhões registrados em janeiro, de acordo com os dados revisados.

Após a divulgação, as bolsas de Nova York ganharam força e os juros dos Treasuries foram às mínimas da sessão, refletindo a percepção de arrefecimento do mercado de trabalho dos EUA, o que deve contribuir para a antecipação do encerramento do ciclo de aperto monetário promovido pelo Federal Reserve.
Os números de contratações (6,2 milhões) e desligamentos (5,8 milhões) registraram pouca variação, com leve alta dos números de pedidos de demissão (4 milhões). A alta das contratações (4%) e a queda das demissões (3,7%) seguem acenando para o aumento da desconfiança dos trabalhadores com a possibilidade de encontrar novos empregos.

Dentre as atividades, o segmento de serviços profissionais contribuiu com a maior redução (-278 mil vagas), seguido por saúde e assistência social (-150 mil) e transportes, armazenamento e utilidades (-145 mil). Na outra ponta, construção abriu 129 mil postos, após recuar em janeiro, e recreação, artes e entretenimento abriram 38 mil vagas.
Além dos dados abaixo do esperado para a abertura de postos de trabalho, a redução das encomendas à indústria de fevereiro também contribuiu para a percepção de desaceleração da atividade americana, elevando as apostas em uma possível recessão da maior economia do mundo.
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW