Ibovespa Futuro: o que é, como funciona e para que serve?
Você já deve ter lido nos nossos Morning Calls e outras análises que fazemos diariamente no canal do Telegram sobre o desempenho do Ibovespa futuro. Mas você sabe o que é isso e por que ele é tão relevante para a análise do mercado?
Continue neste artigo para entender a importância do Ibovespa futuro para as projeções dos analistas e veja como o mercado futuro pode potencializar os ganhos da sua carteira de investimentos.
O que é o Mercado Futuro?
O Mercado Futuro negocia com base nas expectativas quanto à cotação de um ativo para um determinado prazo futuro.
São muitos os ativos negociados no mercado futuro, como commodities, moedas, juros e índices.
- Quem está comprado lucra com a alta do ativo e perde quando há queda no preço.
- Quem está vendido lucra com a queda do ativo e perde quando há alta no preço.
Assim, o Ibovespa futuro estima a cotação em pontos do índice em uma determinada data. Mais para frente vamos analisar esse produto com mais detalhes.
Como funciona o Mercado Futuro?
O funcionamento do Mercado Futuro tem algumas características semelhantes ao mercado a termo. Isso porque os ganhos/perdas também se dão a partir da valorização/desvalorização do preço inicial do contrato.
Veja também
Derivativos: entenda tudo sobre esse Mercado
A diferença é que no mercado futuro existe o ajuste diário, com base na diferença entre o valor negociado e a cotação alcançada. Já no mercado a termo o diferencial é pago somente no vencimento.
O ajuste diário é divulgado após o término de cada pregão na bolsa; a diferença diária do ajuste, em caso de lucro, é creditada na conta do investidor, enquanto o prejuízo é debitado da conta do outro investidor.
Para isso ser possível, o investidor precisa disponibilizar uma margem de garantia, pois está operando alavancado. Isto é, movimenta capital muito maior do que o inicialmente investido.
Veja tudo sobre a margem de garantia e a alavancagem aqui: Alavancagem no Mercado Financeiro
Objetivos no Mercado Futuro
Hedge: Os contratos futuros podem ser usados para reduzir o impacto da variação dos preços do ativo subjacente, pois fixam hoje o preço do ativo que será negociado em uma data à frente.
Suponha que uma empresa brasileira possua dívidas em dólar. Se a cotação da moeda sobe, essas dívidas encarecem. Para eliminar sua exposição cambial a empresa pode comprar contratos futuros de dólar e mesmo que a cotação suba, ela já adquiriu o direito de negociar dólar por um certo valor, assegurando previsibilidade para o custo das suas dívidas.
Especulação: Há quem busca lucrar com os pequenos diferenciais de preços em cada compra e venda de um contrato, pouco importando qual é o ativo subjacente – se é um futuro do ibovespa, do dólar, de juros ou de soja.
Arbitragem: Lucro com as discrepâncias de preços de um mesmo produto em mercados diferentes. Assim, o arbitrador opera com posições opostas (comprado x vendido) no mercado à vista e no mercado futuro de um mesmo ativo.
O que é o Ibovespa Futuro?
Ibovespa Futuro é um dos índices futuros mais importantes, negociado sob o ticker IND. Este ativo é negociado com base na expectativa do resultado do Ibovespa numa data futura.
Com ele, o investidor pode negociar expectativas futuras do mercado de ações sem ter que comprar toda a cesta de ações que integram o Índice Bovespa. Além disso, a partir do Ibovespa futuro é possível montar estratégias para proteção contra a exposição da volatilidade da renda variável.
Também existe o Minicontrato do Ibovespa Futuro, indicado para pessoas físicas e pequenas empresas que desejam adquirir um contrato com um lote de negociação menor em relação ao Ibovespa Futuro cheio.
O mini índice torna a aplicação mais acessível, uma vantagem para quem está começando a investir em índices futuros, e é negociado sob o ticker WIN.
A importância do Ibovespa Futuro
Mesmo que você não tenha interesse em investir no Ibovespa Futuro, é fundamental acompanhar sua movimentação. Isso porque o mercado futuro abre mais cedo que o mercado à vista. Assim, o Ibovespa futuro começa a ser negociado antes dos outros ativos, assim, é possível ter uma ideia antecipada de como a Bolsa de Valores vai operar naquele pregão.
Veja também:
Horário B3: Veja os novos horários de negociação da bolsa
O formato do Código
Para operar no Mercado Futuro deve-se definir o ativo e escolher o mês e ano de vencimento. O mês deve ser selecionado de acordo com uma letra de referência (veja abaixo) e o ano considera apenas os dois últimos dígitos.
Liquidação dos Contratos
Existem duas formas de liquidar uma operação com contratos futuros. A mais comum é a liquidação financeira, na qual no dia do vencimento do contrato, é calculada a diferença financeira entre o valor de compra e de venda do papel. O acerto acontece em dinheiro, sem a necessidade de que o ativo de base – seja uma commodity agrícola, uma moeda ou qualquer outro ativo – precise ser efetivamente entregue em mãos à outra parte.
Também existe a liquidação física, com a entrega física do ativo na data de vencimento do contrato, sendo mais comum nos mercados agropecuários e de energia.
Vantagens do Mercado Futuro
Facilidade: As transações são padronizadas e realizadas exclusivamente na Bolsa de Valores.
Flexibilidade: Existem diferentes formas de lucrar com o Mercado Futuro, fazendo estratégias vencedoras tanto para a alta quanto para a baixa do ativo.
Alavancagem: Ao se operar alavancado, você consegue potencializar seus ganhos sem precisar ter uma grande quantia disponível em conta.
Hedge: Além de ser um mecanismo interessante para especulação, muitos utilizam os futuros para se proteger de flutuações imprevisíveis de preços, a fim de garantir estabilidade e previsibilidade dos negócios.
Liquidez: É possível encerrar a posição a qualquer momento, mesmo antes do vencimento do contrato.
Os riscos do Mercado Futuro
Risco de mercado: As variações de preços podem provocar prejuízos imediatos.
Ajuste diário: A cada dia é feito o ajuste diário pela Bolsa de Valores. Se o seu resultado for negativo, você vai precisar compensar esse prejuízo. Assim, é fundamental ter caixa disponível para arcar com eventuais perdas.
Alavancagem: Operar alavancado é uma vantagem e um risco simultaneamente, por potencializar os ganhos, mas também as perdas do investidor. Assim, tenha cautela ao aplicar e não assuma um valor que não consiga compensar em caso de perdas.
Acompanhe o Ibovespa Futuro pelo Gorila
Conhecer o funcionamento, os riscos e vantagens do Mercado Futuro é fundamental para conseguir diversificar sua carteira de investimentos. Mas para uma boa gestão financeira é necessário acompanhar os resultados de perto.
Controle pelo Gorila as suas aplicações no mercado futuro! Veja mais conteúdos nas nossas outras mídias: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram.
Este artigo foi útil?