Horário B3: Veja os novos horários de negociação da bolsa

Horário B3: A partir de 8 de novembro, os horários de negociação irão mudar na Bolsa. Veja como ficarão a pré-abertura, call de fechamento e o after-market.
Horário B3
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Atualizado em 29/10/2021

A partir de 8 de novembro, a bolsa vai ter o horário de negociação estendido. Fique atento a essas alterações para planejar suas movimentações no momento certo. Neste artigo vamos apontar o novo horário B3 de funcionamento para cada segmento, e explicar o que é pré-abertura, leilão de fechamento e after-market.

Aproveite para acompanhar as notícias do mercado financeiro pelo nosso canal do Telegram. 

B3: Brasil, Bolsa, Balcão

A nossa Bolsa de Valores funciona apenas nos dias úteis, mas os horários podem variar ao longo do ano, devido a eventos como horário de verão ou feriados prolongados.

Com o fim do horário de verão nos Estados Unidos no dia 7 de novembro, a B3 anunciou que o período para negociação será estendido a partir de 8 de novembro. Essa adaptação foi necessária para que não haja lacuna entre o fechamento daqui e o de Nova York, uma vez que o Brasil deixou de adotar o horário de verão.

A seguir vamos analisar as mudanças e comparar com o pregão padrão, tendo em mente que cada produto financeiro tem uma janela própria de negociação.

Mercado de ações

As negociações com ações normalmente começam às 10h e terminam às 17h, mas existem certas diferenças para cada segmento desse mercado, como o mercado à vista, ETFs, opções de índices de ações. Confira na tabela a seguir: 


Fonte: B3

*Correções de operações poderão ser efetuadas em todos os mercados e fases de negociação até às 19:00.

Novos Horários

Com a alteração o pregão funcionará das 10h às 18h. O mesmo valerá para o mercado fracionário, para o Bovespa Mais e o Mercado de Balcão Organizado.

Para os mercados de opções, ETFs de renda variável e opções sobre índice de ações, o call de fechamento vai até as 18h15.

Por sua vez, os contratos futuros de Ibovespa e de míni de Ibovespa terão negociação das 9h às 18h25 e o call eletrônico começará às 18h25.

Os contratos de dólar futuro, de mini dólar e do Índice Brasil-50 terão negociações entre 9h e 18h30.

Veja também

O que são opções e como investir neste mercado?

Estratégias com opções: Travas & Borboletas

Pré-abertura

A pré-abertura são os 15 minutos antecedentes ao início do pregão. O novo cronograma da B3 não vai afetar a pré-abertura, que vai se manter das 9h45 às 10h00.

Neste momento, a B3 apenas registra ofertas de compra e venda, mas só realiza o negócio na abertura oficial da Bolsa (mesmo quando a oferta de compra coincide com o preço da oferta de venda).

O leilão de pré-abertura dá base para a formação do preço das ações, principalmente as de maior liquidez, é é um bom indicativo para avaliar a tendência do papel no dia. 

O objetivo é garantir transparência na formação do preço de abertura, e por isso, não se pode cancelar uma oferta lançada no leilão de pré-abertura.

Call de fechamento

Também chamado de leilão de fechamento, são os últimos cinco minutos do pregão. Na sessão normal ocorre das 16h55 às 17h00 e com a alteração será das 17h55 às 18h.

Neste momento os investidores também enviam ofertas de compra e venda, estabelecendo um preço justo de fechamento. Entretanto, apenas ações que fazem parte de algum índice da B3 podem participar.

Para que serve o leilão?

O leilão tem o intuito de proteger contra oscilações excessivas de preço ou manipulações de mercado, e permite a negociação equilibrada e transparente dos ativos nos momentos decisivos do dia.

Vale ressaltar que os leilões de abertura e fechamento fazem parte do cronograma padrão da bolsa e são diferentes dos leilões acionados em caso de fortes variações dos preços.

Cancelamento de ofertas

Antes da pré-abertura e do after-market a bolsa habilita o cancelamento de ofertas que restaram da sessão anterior.

After-Market

Com o novo horário de funcionamento, deixa de vigorar o after-market. 


Fonte: B3

*Correções de operações poderão ser efetuadas em todos os mercados e fases de negociação até às 19:00.

A termo de curiosidade, o after-market funciona como uma prorrogação do mercado. No horário padrão, ele começa às 17h30 e tem duração de 30 minutos. Já que com o novo horário B3 as negociações também encerram às 18h, não há necessidade desse instrumento extra.

Se ambos encerram às 18h qual a diferença?

Enquanto no novo horário da B3 pode-se negociar todos os ativos disponíveis na Bolsa, o after-market possui restrições específicas:

  • Só podem ser negociadas ações à vista, que compõem o índice Ibovespa ou IBrX 100, e que tenham sido operadas no horário regular daquela sessão.
  • Os preços não podem sofrer volatilidade superior a 2% em relação ao fechamento do pregão normal.
  • Volume de negociação limitado à R$ 900 mil por CPF.

E para que o after-market foi criado?

Como o pregão padrão coincide com o horário comercial, muitas pessoas não tinham tempo hábil para realizar suas operações. Com isso em mente, a Bolsa habilitou o after-market, permitindo que mais investidores pudessem realizar seus negócios.

Esse período extra é especialmente benéfico para os pequenos e médios investidores que não trabalham no mercado financeiro e não conseguem dar a devida atenção à sua carteira durante o horário comercial. 

Invista e acompanhe 

Agora que já sabe os horários padrão de negociação, você consegue planejar melhor as transações que irá realizar ao longo do dia. 

Esse artigo também é útil para o investidor que deseja operar na B3 e não está no Brasil, pois ele também pode investir na nossa bolsa, desde que atue dentro do horário de funcionamento local. 

Além disso, acompanhar de perto seus investimentos é o principal fator para entender se a performance está como esperada ou é preciso fazer a realocação da carteira. O Gorila te ajuda nessa tarefa trazendo praticidade e pelo nosso app você acompanha a cotação em tempo real dos seus papéis favoritos, como ações da Petrobras, Magazine Luiza e Petz, além de comparar a rentabilidade com diversos benchmarks.

Melhores ações setembro 2021: ferramenta de rentabilidade avançada na plataforma do Gorila
Cadastre as ações favoritas e acompanhe a rentabilidade pela plataforma do Gorila

Siga nossas mídias para ficar por dentro do mercado financeiro: Facebook, Instagram, Twitter , Linkedin e Telegram.

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais

Morning Call 17-01-22

Focus ajusta projeção da SELIC

Morning Call 10-01-22 Bolsa A Bolsa de Valores operava em queda de 0,65% pela manhã, a 102.030 pontos, acompanhando as principais operações nas bolsas mundiais.