Fechamento de Mercado: Ibovespa acumula alta de 0,71% em setembro


O principal índice do mercado brasileiro sustentou mais uma sessão de ganhos nesta sexta-feira, apesar do mau humor em Nova York, fechando em alta de 0,72%, aos 116.565 pontos. Com isso, o Ibovespa acumulou alta de 0,48% na semana e avançou 0,71% no mês.
O Ibovespa também foi sustentado pelos papéis da Vale (VALE3 +1,32%), com maior peso individual sobre o índice, e pelas ações da Eletrobras (ELET3 +1,65% & ELET6 +1,51%). No câmbio, apesar da queda dos juros futuros ao longo de toda a curva, o dólar perdeu força contra o real e fechou em queda de 0,26%, a R$5,0268.
Lá fora, o bom humor da abertura deu lugar à cautela, apesar da surpresa positiva da inflação norte-americana, dado o crescente risco de shutdown do governo dos Estados Unidos, após a Câmara dos Representantes rejeitar a proposta orçamentária apresentada nesta sexta-feira.
Os juros dos Treasuries voltaram a subir, após o presidente do Fed de Nova York, John Williams, reafirmar o compromisso da autarquia em manter a política monetária americana em território contracionista por tempo suficientemente prolongado e os dados de consumo das famílias apresentarem alta superior ao consenso do mercado.
Em Wall Street, o Dow Jones fechou em queda de 0,47% e o S&P 500 recuou 0,27%, enquanto o Nasdaq subiu 0,14%, apoiado na recuperação dos papéis de tecnologia.
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW