Fechamento de mercado: Ibovespa reverte a trajetória e fecha em alta
Na cena local, o Ibovespa encerrou a sessão em alta de 0,24% aos 129.035 pontos, revertendo a queda apresentada durante boa parte da sessão, após o arrefecimento da queda apresentada pela Vale, a qual repercutia o fechamento negativo do minério de ferro em Dalian. A sessão foi marcada pela liquidez reduzida, sem a referência dos principais pares internacionais, com as bolsas dos Estados Unidos fechadas devido ao feriado.
No mercado futuro, os contratos de juros encerraram o dia com viés de queda, porém mantendo-se próximos à estabilidade, sem grandes catalisadores na agenda local e com a liquidez reduzida devido ao feriado nos EUA. Quanto ao IBC-Br, que serve como proxy do PIB pelo Banco Central, a variação reportada veio em linha com as expectativas do mercado, não exercendo uma influência expressiva nas negociações. Esse resultado reitera a visão de Campos Neto de que há a possibilidade de uma surpresa positiva no crescimento econômico em 2024.
No mercado de câmbio, o dólar à vista fechou em queda de 0,11% em relação ao real, sendo cotado a R$4,9618, em linha à fragilidade observada em comparação a moeda norte-americana diante de algumas moedas de mercados emergentes. Essa tendência surge em meio às expectativas de um possível anúncio de redução das taxas de empréstimo de um e cinco anos pelo PBoC, previsto para ocorrer à noite, à medida que espera-se as taxas de suas linhas de empréstimo de médio prazo, conhecidas como MLF sejam mantidas. Além disso, devido ao feriado do Dia do Presidente nos EUA e ao fechamento dos mercados de Nova York, há uma escassez de liquidez no mercado cambial, e a agenda de indicadores está consideravelmente restrita.
Este artigo foi útil?