Fechamento de Mercado: Ibovespa recua com escalada dos juros

Limitaram as perdas do índice os papéis da Petrobras, diante da alta do petróleo no exterior e do anúncio de recorde trimestral da produção de gás.
Foto de perfil do autor
PorGustavo Maia - 17/10/2023
2 min de leitura

O principal índice do mercado brasileiro encerrou a sessão desta terça-feira em campo negativo, na contramão do fechamento da véspera, puxado pela escalada do sentimento de aversão ao risco frente à abertura da curva de juros. O Ibovespa recuou 0,54%, aos 115.908 pontos

Limitaram as perdas do índice os papéis da Petrobras, (PETR4 +2,70%), acompanhando a recuperação do petróleo no exterior e o anúncio de recorde trimestral da produção de gás e óleo em setembro.

Na renda fixa, apesar da forte surpresa negativa dos números de serviços para agosto, publicados pelo IBGE, os futuros dos DIs fecharam em alta ao longo de toda a curva, apoiados na abertura da curva norte-americana, após novos dados confirmarem a resiliência da atividade do país. 

A alta dos rendimentos dos Treasuries também foi refletida no fortalecimento do dólar contra alguns pares fortes, como o iene e a libra, enquanto a divisa americana perdeu força contra o euro e recuou 0,04% ante o real, a R$ 5,0353.

Lá fora, os índices de Nova York fecharam o pregão desta terça-feira sem direção definida, cautelosos com a escalada dos juros dos Treasuries após a economia norte-americana reportar dados fortes de vendas no varejo e produção industrial para setembro.

Os números reforçam a visão de que a atividade dos EUA se mantém resiliente, com espaço para que o Federal Reserve dê continuidade ao aperto monetário em ação. Ainda, os resultados corporativos referentes ao terceiro trimestre deixaram um sentimento misto aos investidores, limitando os ganhos da sessão.

Em Wall Street, o Dow Jones avançou 0,04%, enquanto o S&P 500 recuou 0,01% e o Nasdaq caiu 0,25%.

Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Compartilhe