Fechamento de Mercado: Ibovespa reduz perdas com PETR4, mas fecha no vermelho


Após os contratos futuros de petróleo fecharem em forte alta (WTI +4,81%; BRENT +5,26%), as ações da Petrobras renovaram máximas (PETR3 +4,57%; PETR4 +4,26%) e impulsionaram o Ibovespa na reta final do pregão. No entanto, o movimento foi insuficiente para apagar as perdas geradas pelo setor financeiro.
As ações de bancos caíram em bloco (ITUB4 -2,54%; BBDC4 -2,51%; SANB11 -1,87%; BBAS3 -1,15%), em um movimento de correção dos ganhos gerados pelas expectativas com o novo arcabouço fiscal. Hoje, o ministro Fernando Haddad afirmou, em entrevista à GloboNews, que o texto ainda está com sua redação final sendo elaborada e possivelmente não será apresentada nesta semana ao Congresso.
Haddad ainda disse que, para o cumprimento da nova regra, não será necessária a implementação de novos impostos, apenas a revisão de privilégios tributários. Os esclarecimentos do ministro ajudaram a aliviar os DIs, que fecharam em baixa na maioria dos vencimentos ao longo da curva.
Por fim, os índices de Wall Street fecharam o dia sem direção única, com destaque para a queda do Nasdaq. Os investidores retomaram os temores de recessão, diante da possível pressão inflacionária acompanhada de aumento dos juros, após o corte da Opep+ na produção de petróleo.
Acompanhe todos os acontecimentos de mercado no GorilaFlow