Entenda o que é LCI e LCA

Essas letrinhas representam títulos de crédito emitidos por instituições financeiras para que empresas do agronegócio e do setor imobiliário desenvolvam seus negócios
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

SOUNDTRACK PARA OUVIR COM ESTE POST

No mundo dos investimentos em Renda Fixa há muitas letrinhas e o Gorila vai te ajudar a entender agora o que é LCI e LCA. Não precisa se assustar, você já conferiu com a gente o que é CBD e LF, lembra? Pois bem, LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito Agronegócio) são títulos de crédito emitidos por instituições financeiras para financiar atividades do setor imobiliário e do agronegócio.

Na prática, em ambos os títulos você acaba emprestando – indiretamente – seu dinheiro para que empresas do agronegócio e do setor imobiliário desenvolvam seus negócios. A diferença entre LCI e LCA acaba sendo a finalidade onde a grana é aplicada. 

Rentabilidades

Quando você investe nesse tipo de produto a remuneração pode ser prefixada, com uma porcentagem de rendimento já conhecida no momento da aplicação, ou pós-fixada – pagando, por exemplo,  uma porcentagem do CDI do período. 

Os títulos de LCI e LCA contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que como você já sabe, é uma espécie de seguro para algumas aplicações de Renda Fixa, respeitando o limite de até R$ 250 mil por pessoa física por instituição.

Riscos

As LCIs e LCAs costumam pagar juros maiores do que o dos títulos públicos, mas há mais riscos envolvidos. A maior preocupação acaba sendo a instituição que emite o título dar o calote no investidor. Por isso, tem que ficar de olho em títulos emitidos por bancos com alta nota de rating, que é uma nota de crédito. 

Prazos

É preciso ficar de olho porque o investidor só pode resgatar o dinheiro aplicado em uma data pré-determinada, no vencimento do título ou após um prazo de carência. Portanto, esse não é um bom investimento se você pensa em criar uma reserva de emergência ou algo que precise logo tirar o din din aplicado. 

Geralmente, os prazos variam de seis meses a três anos, mas podem ser mais longos. E mesmo que o título tenha liquidez diária, ela só vale após o prazo mínimo de investimento.

Um ponto interessante é que os investimentos em LCI e LCA são isentos de Imposto de Renda, sim, você não precisa se preocupar com o leão da Receita. E sabe porquê? A isenção de impostos é promovida pelo governo, pois o setor imobiliário e o do agronegócio são considerados como estratégicos. 

Leia também

Conheça 9 investimentos isentos de IR

Porém, o Gorila ressalta que, por causa dessa diferença de tributação, o investidor precisa ficar mais atento. Há casos em que, mesmo pagando imposto, um título de CDB, por exemplo, pode valer mais a pena. Consulte certinho as taxas de rentabilidade e coloque tudo no papel. 

Depois de investir você pode cadastrar seus investimentos na plataforma do Gorila para acompanhar de perto a rentabilidade dos ativos. 

Curtiu?

Compartilhe este artigo nas nossas redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Linkedin!

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais