COVID-19: como manter o relacionamento com seus clientes

Em momentos como esse, assessores e consultores devem ser proativos, levando informação e clareza para o relacionamento com seus clientes
relacionamento com clientes
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Pelas manchetes a todo momento você percebe o impacto que a pandemia do COVID-19 está causando tanto na vida como nos investimentos das pessoas. Uma preocupação que surge para os assessores e consultores é como manter o relacionamento com seus clientes nesse contexto. 

Não é possível negar as grandes perdas de patrimônio. O movimento em todas as classes de ativos foi adverso e em uma magnitude e velocidade nunca antes vista. 

Diante de tantas perdas, é essencial manter a comunicação com seus clientes. Tenha uma postura proativa e procure seus clientes para explicar o momento. 

Quando estiver em contato com o seu cliente, mantenha a calma para explicar a situação.  Ele pode estar sentindo medo, insegurança, ansiedade e nervosismo neste momento. Como assessor e consultor, transpareça calma e tente criar um espaço seguro para que o seu cliente possa expressar o que está sentido e suas preocupações. Escute o que o seu cliente está dizendo. Construir essa ponte será essencial nesse momento de crise e fortalecerá a relação com ele.

Todo mundo está perdendo bastante dinheiro. Isso é fato e não tem como negar. Porém, você pode mostrar como vem desenvolvendo um bom trabalho. Não é apenas usar o canal que vocês costumam se comunicar para falar sobre as inevitáveis perdas. 

Procure levantar as métricas de como foi a performance da carteira de investimentos em diferentes janelas, compará-la com diferentes benchmarks. Um bom trabalho não significa ganhar dinheiro sempre.

No relacionamento com seus clientes você também pode ressaltar como o portfólio estava de acordo com o perfil de risco. Mostre que a volatilidade, ou seja, oscilações nos preços dos ativos, permanecerá elevada nos próximos meses. A recuperação das quedas recentes pode levar algum tempo. E nesses momentos surgem as oportunidade, por isso seu trabalho é importante.

Além disso, utilize a sua experiência para acalmar os ânimos do investidor. De tempos em tempos as crises assolam o mercado, mas é preciso enxergar além do pânico e colocar as coisas em perspectiva. 

Dependendo do perfil do cliente, considerando um horizonte de investimento de médio/longo prazos, este pode ser um momento de muitas oportunidades, mostre isso com exemplos. 

Não se esqueça de que a sinceridade e a clareza são o que criam a lealdade com o cliente. E a plataforma do GorilaPRO está justamente aqui para te ajudar nesse trabalho e tornar o relacionamento mais claro e ágil.

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais

Serena Williams
investimentos

7 dicas da Serena Williams para inspirar o investidor

Serena Williams esteve na Expert XP, maior festival de investimentos do mundo, para falar do seu lado como investidora. A norte-americana contou mais sobre a sua experiência com venture capital e investimentos em startups. Confira as dicas dadas pela maior tenista da história!