COVID-19: como manter o relacionamento com seus clientes
Pelas manchetes a todo momento você percebe o impacto que a pandemia do COVID-19 está causando tanto na vida como nos investimentos das pessoas. Uma preocupação que surge para os assessores e consultores é como manter o relacionamento com seus clientes nesse contexto.
Não é possível negar as grandes perdas de patrimônio. O movimento em todas as classes de ativos foi adverso e em uma magnitude e velocidade nunca antes vista.
Diante de tantas perdas, é essencial manter a comunicação com seus clientes. Tenha uma postura proativa e procure seus clientes para explicar o momento.
Quando estiver em contato com o seu cliente, mantenha a calma para explicar a situação. Ele pode estar sentindo medo, insegurança, ansiedade e nervosismo neste momento. Como assessor e consultor, transpareça calma e tente criar um espaço seguro para que o seu cliente possa expressar o que está sentido e suas preocupações. Escute o que o seu cliente está dizendo. Construir essa ponte será essencial nesse momento de crise e fortalecerá a relação com ele.
Todo mundo está perdendo bastante dinheiro. Isso é fato e não tem como negar. Porém, você pode mostrar como vem desenvolvendo um bom trabalho. Não é apenas usar o canal que vocês costumam se comunicar para falar sobre as inevitáveis perdas.
Procure levantar as métricas de como foi a performance da carteira de investimentos em diferentes janelas, compará-la com diferentes benchmarks. Um bom trabalho não significa ganhar dinheiro sempre.
No relacionamento com seus clientes você também pode ressaltar como o portfólio estava de acordo com o perfil de risco. Mostre que a volatilidade, ou seja, oscilações nos preços dos ativos, permanecerá elevada nos próximos meses. A recuperação das quedas recentes pode levar algum tempo. E nesses momentos surgem as oportunidade, por isso seu trabalho é importante.
Além disso, utilize a sua experiência para acalmar os ânimos do investidor. De tempos em tempos as crises assolam o mercado, mas é preciso enxergar além do pânico e colocar as coisas em perspectiva.
Dependendo do perfil do cliente, considerando um horizonte de investimento de médio/longo prazos, este pode ser um momento de muitas oportunidades, mostre isso com exemplos.
Não se esqueça de que a sinceridade e a clareza são o que criam a lealdade com o cliente. E a plataforma do GorilaPRO está justamente aqui para te ajudar nesse trabalho e tornar o relacionamento mais claro e ágil.
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