Copom: BC corta Selic em 50 bps a 11,25% a.a., em linha ao consenso

O Copom, de maneira unânime, optou por continuar o ciclo de cortes da Selic com redução de mesma magnitude (50 bps), em linha ao consenso do mercado.
Foto de perfil do autor
PorFelipe Lima - 31/01/2024
2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 31 de janeiro, o Banco Central decidiu cortar a taxa Selic em 50 bps a 11,25% a.a., em linha com a mediana das projeções do mercado.

Logo no início do comunicado, o BC enfatiza que o cenário externo segue volátil, retirando a sentença ”menos adverso em relação à última reunião, como foi evidenciado pelo arrefecimento dos juros de longo prazo dos EUA”, a qual foi substituída pela ”flexibilização de política monetária nas principais economias e sinais de queda dos núcleos de inflação, ainda que em níveis elevados em diversos países”.

Quanto as projeções de inflação do Copom em seu cenário de referência:

“Situam-se em 3,5% em 2024 e 3,2% em 2025. As projeções para a inflação de preços administrados são de 4,2% em 2024 e 3,8% em 2025.”

Sobre as próximas decisões, novamente o comitê antevê, de maneira unânime, cortes de mesma magnitude na Selic.

“Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário.”

Quanto ao tamanho do ciclo:

“O Comitê enfatiza que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular daquelas de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.”

Confira a comparação entre os comunicados:

Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW

Compartilhe

Este artigo foi útil?

Artigos Relacionados

Compartilhe