Calendário Econômico Semanal: 19 à 23 de junho

A política monetária continuará no foco da agenda econômica da próxima semana. Depois do Federal Reserve (Fed) pausar o ciclo de aperto monetário, após dez elevações consecutivas, e o Banco Central Europeu (BCE) ajustar sua taxa de juros em 25 bps e prescrever novas altas, é a vez do Banco Central do Brasil anunciar, na quarta-feira, a nova taxa Selic e, na quinta-feira, o Bank of England (BoE) divulgar sua nova taxa de juros.
Nos EUA, passada a decisão do Fed, os investidores estarão atentos a uma série de discursos dos membros da instituição, em meio às expectativas de um novo aperto monetário em julho. Destacam-se os testemunhos do presidente Jerome Powell perante a Câmara dos Representantes, na quarta-feira, e perante o Senado, na quinta-feira. Além disso, dados do mercado imobiliário e números de atividade dos Feds de Chicago e Kansas City também devem ganhar a atenção do mercado.
Na Europa, os destaques ficam com os números preliminares dos PMIs de França, Alemanha, Reino Unido e Zona do Euro, divulgados na sexta-feira. Antes disso, na terça-feira, a Alemanha divulgará a inflação ao produtor (PPI) e, na quarta, o Reino Unido publicará a inflação ao consumidor (CPI), ambos referentes a maio.
Na Ásia, diante da ausência de dados relevantes da economia chinesa, os indicadores do Japão ganham destaque, com produção industrial na terça-feira e a inflação ao consumidor na quinta.
Por fim, no Brasil, além da decisão do Copom, os investidores seguirão acompanhando as expectativas de inflação do relatório Focus, e mantêm no radar o Monitor do PIB da FGV.
Confira abaixo os principais releases econômicos da semana:
Acompanhe todos os acontecimentos de mercado no GorilaFLOW