Calendário Econômico Semanal: 16 a 20 de janeiro

Depois que os dados do CPI americano indicaram uma desaceleração da inflação nos EUA, a expectativa dos investidores é que o Federal Reserve siga reduzindo o ritmo de aperto monetário para uma alta de 25 bps na próxima decisão. Diante disso, os dados de vendas no varejo, Livro Bege e índices imobiliários sinalizarão ao mercado se há um esfriamento sustentável da atividade econômica que mantenha viva a perspectiva de maior afrouxamento nas taxas de juros.
De olho também na política monetária do Banco Central Europeu, os investidores acompanharão os dados do CPI da Alemanha e da Zona do Euro. A expectativa é que, assim como nos EUA, os números mostrem uma desaceleração da inflação, o que levaria a uma postura mais dovish do BCE.
Ainda na Europa, o mercado também mantém no radar os dados de desemprego e inflação do Reino Unido. Os motivos são os mesmos: obter sinais de como deverá ser a postura do BoE na próxima decisão de política monetária.
Por aqui, a agenda é mais vazia. O destaque fica por conta dos números do mercado de trabalho, a serem publicados na quinta-feira pela PNAD Contínua. Os investidores esperam que a taxa de desemprego brasileira tenha um leve recuo, de 8,3% para 8%.
Confira abaixo os principais releases econômicos da semana:
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW