Análise de mercado: 1º semestre de 2021

Acompanhe os principais fatores que impactaram a carteira dos investidores por meio da nossa análise de mercado do dia, mês e semestre.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Hoje, dia 30 de junho, o Ibovespa regrediu aos 126 mil pontos, encerrando com queda de 0,41%. As principais baixas do índice foram Cogna (COGN3), B2W (BTOW3) e Lojas Americanas (LAME4). Do lado positivo, o dia foi de recuperação para Iguatemi (IGTA3), além de mais um pregão de forte alta do Banco Inter (BIDI11), que disparou mais de 5%.

O desempenho negativo de hoje se deu pelo aumento do risco político, com o desenrolar da CPI da Pandemia trazendo denúncias de corrupção na compra de vacinas, ameaçando a estabilidade do Governo e trazendo temores sobre a agenda de reformas. Além disso, a crise hídrica pode limitar a retomada da economia, além de impulsionar a inflação diante do reajuste do custo da energia elétrica. Isso explica porque a curva de juros teve alta generalizada em todos os vértices.

Para completar, a nova variante delta do coronavírus também preocupa os investidores globais.Com isso, hoje o dólar à vista encerrou em alta de 0,63%, muito próximo dos R$5,00. 

Junho: análise de mercado

Sobre junho o balanço é muito diferente e o dólar regrediu 4,82% no mês. No trimestre, o dólar despencou 12%, a maior queda trimestral em 12 anos, e no semestre quase 4,15%. Isso por causa da melhora de estimativas para o crescimento econômico e perspectivas de uma Selic maior, gerando fluxo positivo de recursos. 

Já o desempenho da Bolsa foi mais tímido neste mês, com pequeno avanço de 0,46% em junho. Em 2021, a alta acumulada é de 6,54%, cerca da metade dos pares americanos. Isso porque a Bolsa perdeu bastante tração nos últimos dias, afetada pelo cenário macro e pela proposta de reforma tributária, que tributa dividendos e acaba com juros sobre capital próprio, o que abalou principalmente o IFIX (índice de fundos imobiliários).

Leia também
Tributação de dividendos: entenda o que está em jogo

Na renda variável o destaque positivo de junho foi Via Varejo (VVAR3), que recuperou 22%, seguida por Braskem (BRKM5) e CVC (CVCB3). Nas perdas, estavam GOL (GOLL4), Cielo (CIEL3) e Raia Drogasil (RADL3). 

1º Semestre: análise de mercado

No 1º semestre, Braskem (BRKM5) tomou o primeiro lugar, com alta impressionante de 152%, seguida por Banco Inter (BIDI11), alta de 137%, e Pão de Açúcar (PCAR3) com 120%. E nas perdas, Eztec (EZTC3) caiu 28% e Cyrela (CYRE3) 22%.

Confira o fechamento em vídeo!

Acompanhe seus investimentos

Se você ainda não tem o app do Gorila, baixe agora para te ajudar a consolidar seus investimentos! Você também pode acessar sua carteira pelo desktop.

Siga nossas mídias sociais para ficar por dentro desse e outros assuntos do mercado:  Facebook, Instagram, Twitter , LinkedIn e Telegram

Controle seus investimentos com o Gorila

Não perca mais tempo com tabelas e planilhas. Conheça uma nova forma de acompanhar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Controle seus investimentos com o Gorila

E tenha a plataforma mais completa para acompanhar a sua rentabilidade de forma rápida, fácil e transparente.

Leia mais

Leia mais