ADP: Criação de 278 mil vagas de emprego privado em maio (expectativa +162k)

O Relatório Nacional de Empregos Privados ADP apontou para a criação de 278 mil novos postos de trabalho no setor privado americano em maio, novamente muito acima das projeções dos investidores (+162 mil) e do dado de abril (+291 mil, revisados).
Assim como em abril, a contrapartida também foi a desaceleração dos salários, tanto para os que permaneceram no emprego quanto para os que mudaram de emprego, o que reduz a pressão sobre a inflação. Para quem permanece no emprego, os ganhos ano a ano caíram para 6,5% de 6,7% em abril. E para quem mudou de emprego o crescimento salarial foi de 12,1%, abaixo dos +13,2% no mês anterior.
Dentre os segmentos, o destaque continuou sendo as pequenas empresas, que apresentaram abertura de 235 mil vagas, enquanto as médias abriram 116 mil e as grandes fecharam 106 mil postos.
O setor de bens criou 110 mil novas vagas, apesar da queda de 48 mil da indústria manufatureira, diante da forte abertura de 94 mil vagas da indústria de mineração e recursos naturais e da criação de 64 mil posições na indústria de construção. Já o setor de serviços geraram 168 mil novos empregos, impulsionado por hospitalidade e lazer (+208 mil), mas ancorado pelas quedas de 35 mil postos na indústria de atividade financeira, de 15 mil na indústria de informação e de 5 mil da indústria e serviços profissionais/comerciais.
Lembrando que na sexta-feira (02), os EUA divulgam o relatório oficial de emprego (payroll), que engloba dados dos setores públicos e privado.
Acompanhe todos os acontecimentos do mercado no GorilaFLOW